Notícias

Aumentar a produtividade, reduzir tempo, custos e manter a qualidade

Curso realizado pelo CIEMG orienta para o controle total de todas as etapas da produção

Mais de 400 pessoas já receberam o treinamento "Planejamento e Controle da Produção Industrial", realizado pelo CIEMG. "Aumentar a produtividade, reduzir tempo, custos e, ao mesmo tempo, manter a qualidade é a meta da produção industrial de qualquer setor. Esse é um objetivo perseguido por todas as empresas e possível de ser alcançado", explica o gerente de capacitação empresarial do CIEMG, Frederico Mendonça.  O curso capacita para o controle de todas as etapas do processo produtivo com eficiência e de forma eficaz, o que leva ao aumento da lucratividade nas organizações. "Esse é o resultado da capacitação", explica o gerente. 

O curso foi realizado no início de abril em Pouso Alegre, na FIEMG Regional Sul, e devido à avaliação positiva e unânime dos participantes, outra turma foi aberta na cidade, para o curso que será realizado nos dias 28 e 29 de maio.

O PCP está na agenda de capacitação do CIEMG desde 2012. O instrutor Geraldo Barbosa, consultor e especialista em engenharia de produção explica que a base desse treinamento é a capacitação para a formação de gestores e operadores em planejamento e controle da produção industrial, apresentando ferramentas e práticas modernas de gestão, voltadas para o ganho de produtividade e garantia do nível de qualidade que é esperado pelo cliente. 

Além de ferramentas de gestão, a capacitação é intercalada com exercícios práticos e planilhas de todas as etapas do processo, desde a logística da produção e de materiais, passando por curvas de demanda, valor, giro e estoque de segurança mínimo e ideal e, claro, o planejamento e programação detalhada da produção e trata também das ferramentas de TI e da Indústria 4.0.  

Para Carlos Henrique Goulart, da Comexim, empresa exportadora de café sediada em Ouro Fino,  o curso foi um grande aprendizado. "Os métodos e casos práticos para desobstruir gargalos também foram de extrema importância", conta Carlos.

Já para Sabrina Felício Branquinho, da Atina Ativos Naturais, o curso deu uma visão do que é preciso fazer para melhorar a produtividade na empresa e ser mais competitiva. Ela destacou a apresentação dinâmica, com cases e exercícios que muito contribuíram ao relacionar a teoria com a prática e para aplicar na empresa.

Últimas notícias

  1. SME entrega prêmios aos mais inovadores trabalhos de engenharia

    Leia

  2. Audiência pública no CIEMG discute coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos

    Leia

  3. Associativismo para a recuperação de distritos industriais em Contagem

    Leia

  4. Prefeitura de Contagem defende reajuste do IPTU

    Leia

  5. Indústrias e prefeitura de Contagem tentam consenso sobre o IPTU

    Leia

  6. Produtividade Industrial: uma nova visão sobre racionalização e ganhos

    Leia

  7. Costurando Boas Ideias: curso prepara para o mercado de trabalho

    Leia

  8. CIEMG discute o IPTU não residencial em Contagem

    Leia