Notícias

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social deve ser criado ainda este ano

É a promessa do prefeito Alex de Freitas sobre uma das principais demandas do G-7

A necessidade de uma resposta efetiva às demandas apresentadas pelo G-7 levou o grupo – constituído por entidades representativas dos diversos setores da sociedade – a solicitar uma agenda, atendida na quarta-feira, 4/10, na sede da administração municipal. Apesar das dificuldades que conhecemos, o grupo reconhece a importância “de caminhar junto com a administração municipal, mas precisamos de respostas às demandas apresentadas”, registrou Sanders Alves Augusto, presidente do G-7 e também da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção. “Contamos com seu empenho para que juntos, iniciativa privada e governo, possamos avançar em conquistas importantes para o desenvolvimento do município”, destacou o prefeito de Contagem. 

O grupo, foi criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do município, por meio da apresentação de demandas e soluções “precisa dar respostas à sociedade”, reforçou Egmar Panta, presidente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Contagem. Todos os pontos apresentados foram combinados e quando “as coisas não acontecem, somos cobrados”, disse Rogério Lisboa, secretário-geral da OAB sobre as principais demandas.

O prefeito disse estar convencido da importância de uma das principais demandas, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Codecon, segundo o modelo que funciona em Maringá, com a participação de todos os setores da sociedade. “Com a contribuição do G-7, vamos enviar o projeto à Câmara Municipal ainda esse ano”. Ele também garantiu a participação do G-7 no COEMP – Comitê Executivo de Monitoramento de Processos de Licenciamento, já na sua próxima reunião.

Sobre a demanda do G-7 para resgate da pujança do município via, entre outras medidas, a revitalização das áreas industriais, o prefeito Alex de Freitas anunciou que, de acordo com sua última reunião na Codemig, o Distrito Industrial Juventino Dias, o primeiro do país, será municipalizado até o final do ano.

A concessão de “alvarás na hora” está avançando, “graças a uma parceria com o Sinduscon” anunciou Alex de Freitas ao grupo que também cobrou a aprovação do Plano Diretor “que está avançando, mas não tão rápido quanto eu gostaria”, registrou Alex de Freitas.

Ainda sobre o Plano Diretor, o prefeito pediu e recebeu o apoio do grupo para a questão de Várzea das Flores. “Estamos buscando também recursos internacionais a fundo perdido para o plano de sustentabilidade da região”, que prevê a recuperação de mananciais e o replantio de árvores, entre outras ações. “Avançamos muito em nossas negociações com o município de Betim, onde está a área mais nobre da represa e, acredito, com a contribuição do G-7, o Plano Diretor será concluído ainda em 2017”.  

“A Regularização Fundiária é uma grande bandeira, que vai resgatar a dignidade das famílias, mas faltaram recursos e essa pauta ficou para o próximo ano”, informou o prefeito, ao anunciar Praça da Jabuticaba como o ponto central de uma grande festa de Natal “para resgatar a autoestima das famílias e cidadãos de Contagem”.

Sobre a mobilidade urbana, Alex de Freitas destacou a pavimentação de 115 km de vias urbanas e a vinda a Contagem do ministro das Cidades, no dia 30 “para anunciar a liberação de recursos para a construção da Estação Nova Eldorado, além de continuar buscando outras fontes para a execução de outros projetos que mudarão a rotina e a qualidade de vida no município”. 

Integram o G-7 Contagem: CIEMG – Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais, ACIC – Associação Comercial e Industrial de Contagem, CDL Contagem – Câmara de Dirigentes Lojistas, ACCEASA – Associação Comercial da Ceasa-MG, OAB – Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Contagem, CREA Contagem – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, CRCMG – Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais.

Últimas notícias

  1. Por meio do associativismo, parcerias do CIEMG promovem desenvolvimento da atividade empresarial e de novos negócios

    Leia

  2. Apresentação eficaz e segura

    Leia

  3. Palestra debate os impactos da Reforma Trabalhista nas relações corporativas

    Leia

  4. Treinamento orienta líderes sobre estratégias de comunicação

    Leia

  5. Palestras do Fórum RH em Contagem abordam futuro do emprego

    Leia

  6. Fórum RH: O Futuro do Trabalho

    Leia

  7. Café empresarial: inovar para abrir novos mercados e ser mais competitivo

    Leia

  8. Mais eficiência e competitividade na produção

    Leia