Notícias

Contagem terá Sistema de Política de Inovação para a Indústria

Implantação começa pelo Distrito Industrial Juventino Dias

Reunião mensal de trabalho da diretoria executiva do CIEMG recebeu, no dia 28 de agosto, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, René Vilela que fez um convite, aceito pelo presidente José Agostinho da Silveira Neto, para “integrar e aglutinar esforços a um grande sistema de inovação, que terá a indústria como locomotiva para o desenvolvimento econômico da região”.

Em 12 anos “nunca vimos esse diálogo, nem iniciativas como essa que se soma ao que pretendemos fazer no CIEMG, de sair da mesmice para a inovação”, registrou o presidente José Agostinho, ao aceitar o convite. “Vamos unir esforços com a administração municipal e contribuir nessa proposta”, disse Agostinho Neto sobre o Sistema de Política de Inovação que será tema de seminário, promovido pela SEDECON – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico na primeira semana de setembro, no CIEMG.  

“Queremos o CIEMG, a entidade mais legítima para capitanear essa ação, na linha de frente desse projeto inovador”, disse o secretário sobre o Programa de Revitalização de Distritos Industriais que, segundo acertado com a Codemig, até o final de outubro terá municipalizado o DIJD – Distrito Industrial Juventino Dias, priorizado pela administração municipal para “alavancar e fortalecer a atividade” anunciou René Vilela.

O Juventino Dias “é o mais complexo e é também o coração de Contagem, da Região Metropolitana” frisou o secretário ao destacar “a vulnerabilidade e obsolescência de processos e produtos apontados por vários estudos”, registrou, ainda, sobre as necessidades apontadas pelo inventário realizado pela SEDECON sobre cada distrito industrial/polo econômico do município. 

Assim, foi elaborada a primeira política para o setor, que propôs como primeira ação a implantação do Centro de Inovação de Contagem que ocupará, no DIJD, área de 22 mil metros quadrados, em parceria com empresas e instituições acadêmicas. O lançamento do cronograma executivo desse complexo está previsto para 19 de outubro, dia Nacional da Inovação.

Será o primeiro marco da inovação, anunciou René Vilela sobre “a iniciativa inédita que ligará passado, presente e futuro” e abrigará, entre outros espaços, abertos ao público, uma biblioteca digital, memorial da indústria e do trabalho, espaços coletivos para trabalho e exposições temporárias, para eventos corporativos.

Será preciso avançar muito ainda, reconheceu o secretário, para “universalizar parâmetros e critérios mais rigorosos, desonerando para quem está em atividade, gerando emprego e renda para a sociedade”, destacou Vilela sobre o programa que está realizando o inventário de todos os distritos industriais. Até o momento, foram identificadas, no Distrito Industrial Pentagna Guimarães, mais de 25 áreas, usadas de forma especulativa, que são alvo de processos administrativos para a retomada desse patrimônio público, relatou.  

Para fortalecer as empresas da indústria, comércio e serviços, o Refis Contagem foi outra ação citada pelo secretário sobre a oportunidade oferecida às empresas para que “ao regularizar sua situação fiscal, poderá voltar a investir e retomar o crescimento”. Outro avanço citado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico refere-se à integração da legislação entre todas as pastas e órgãos municipais para agilizar os processos de licenciamento. “Um fluxo integrado entre todas as secretarias, a partir da revisão da legislação, vai desburocratizar e desonerar os processos de licenciamento” anunciou. 

Galeria

Últimas notícias

  1. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  2. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  3. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  6. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  7. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia

  8. Conselho de Desenvolvimento Econômico é criado em Contagem

    Leia