Notícias

Projeto de Lei irá propor mecanismos de incentivo ao setor empresarial em Contagem

Medida é uma resposta às reclamações sobre o aumento excessivo do IPTU 2018

O setor empresarial de Contagem, por meio de entidades de classe, tem se movimentado junto ao executivo municipal contra o aumento excessivo do IPTU sobre os imóveis destinados à atividade industrial, comercial e de prestação de serviços.“Essa distorção afasta os potenciais investidores que naturalmente vão procurar custos mais razoáveis em municípios próximos”, avalia Cássio Braga, diretor do CIEMG.

Há empresas que fecham, por não suportar a alta carga tributária, bem como aquelas que nem chegam a se instalar, “e secam uma importante fonte de geração de empregos, renda, riquezas e impostos para o município”, reforça o industrial.  

A variação média de aumento dos valores cobrados em relação a 2017 vai de mais de 100% até 495%, conforme amostragem de mais de 60 imóveis, coletadas por meio de guias cedidas ao CIEMG, pelas empresas.

 

INCENTIVOS

Recebemos uma sinalização positiva”, anunciou Cássio Braga, ao final de reunião solicitada ao prefeito Alex de Freitas, para tratar do IPTU.

O prefeito se comprometeu, juntamente com os secretários de Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, a encaminhar Projeto de Lei que estabelecerá mecanismos de incentivo às empresas que produzem, investem e geram emprego e renda em Contagem.

O projeto deve ser encaminhado à Câmara Municipal até o mês de junho desse ano. “Essa foi a forma sugerida pelo executivo municipal para minimizar, a partir de 2019, o forte impacto do aumento do IPTU, desse ano”, acrescentou o diretor. 

Também ficou acertado com o executivo municipal, que a minuta do projeto será discutida com os empresários e diretores do CIEMG e entidades representativas dos setores empresariais.

Últimas notícias

  1. Em análises, as chapas registradas para eleição CIEMG 2018-2022

    Leia

  2. Palestra no CIEMG abordou a demissão por justa causa

    Leia

  3. No CIEMG, presidente eleito da FIEMG convida para o trabalho participativo

    Leia

  4. Educação financeira é tema de palestra promovida pelo CIEMG/COEP Contagem e ESPRO

    Leia

  5. Conselho de Assuntos Metropolitanos debate PCIR e Cidade Industrial

    Leia

  6. Café Empresarial: o cérebro no centro das decisões

    Leia

  7. SME entrega prêmios aos mais inovadores trabalhos de engenharia

    Leia

  8. Audiência pública no CIEMG discute coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos

    Leia