Alimentos e Bebidas

Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas

Soluções tecnológicas integradas para a cadeia de alimentos de Minas Gerais

O Instituto SENAI de Tecnologia Alimentos & Bebidas (ISTA&B) oferece soluções tecnológicas integradas para agregar valor a alimentos e bebidas, transformando matérias-primas em produtos prontos e semi-prontos, com garantia da segurança dos alimentos.

O ISTA&B possui um ambiente técnico orientado para Serviços Tecnológicos e Inovação (STI) em atendimento às demandas da cadeia produtiva associada ao segmento industrial de Alimentos & Bebidas de Minas Gerais e do Brasil. Conta com uma equipe multidisciplinar, com cerca de 20 profissionais, entre doutores, mestres, especialistas e graduados nas diversas ciências e engenharias com aplicação na cadeia industrial de alimentos & bebidas.

Atua em parceria com os outros Institutos e Gerências técnicas do CIT, com o Núcleo de Inovação e Design do SENAI CECOTEG e com as demais unidades do SENAI-MG, com as quais integra uma Rede que oferece serviços tecnológicos em alimentos & bebidas (ARG/BH, CETAL/Uberlândia, CTSA/Poços de Caldas). Participa ainda da Rede SENAI de Alimentos & Bebidas do SENAI-DN (Departamento Nacional), que congrega todos os Departamentos Regionais do SENAI com atuação em STI em alimentos & bebidas, incluindo os demais 9 Institutos SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas implantados ou em implantação no Brasil. O Instituto tem parcerias com grupos de pesquisa da UFMG, FUNED, FIOCRUZ MG e EPAMIG e conta também com parceiros internacionais, como o Institute of Food Technologists - IFT (EUA), a Diagnostic Consulting Network – DCN (EUA) e o POLI Design – Istituto Politécnico di Milano  (Itália).  

No Comando

Christiane Contigli

Graduada em Ciências Biológicas com Bacharelado em Genética pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1989), Mestre em Bioquímica e Imunologia pela mesma universidade (1994), Doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG em colaboração com a Università degli Studi di Firenze (1998) e Pós-doutora em Imunogenética de doenças parasitárias pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM em colaboração com a Universite dAix-Marseille III (2001). Além da direção técnica do ISTA&B, é Responsável Técnica do Laboratório de Biotecnologia do Instituto, voltado à implantação de ensaios celulares e moleculares voltados para o controle da qualidade de alimentos, bebidas e águas; na inovação tecnológica de métodos rápidos para monitoramento da qualidade de processos produtivos e na bioprospecção de compostos com potencial biotecnológico.

Atuação

Soluções tecnológicas integradas para agregar valor a alimentos e bebidas, transformando matérias-primas em produtos prontos e semiprontos com garantia da segurança dos alimentos

  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Melhoria da qualidade de produtos e processos produtivos
  • Aproveitamento de resíduos, subprodutos e excedentes de produção
  • Adequação de embalagens
  • E­ficiência da cadeia produtiva
  • Suporte à legalização de produtos e processos produtivos

Laboratórios

Núcleo de Consultoria e P&D

  • Formado pelos pesquisadores, analistas de tecnologia e assistentes de tecnologia do ISTA&B atuando de forma integrada. Oferece consultorias e assessorias técnicas para melhoria de produtos e processos produtivos, adequação de layout produtivo e escalonamento da produção, implantação de Boas Práticas de Fabricação (Programa Alimento Seguro) e Boas Práticas Laboratoriais segundo normativas nacionais e internacionais, bem como serviços técnicos especializados como rotulagem, amostragem e inspeção, dentre outros.

 

Laboratório de Desenvolvimento de Produtos e Planta piloto de alimentos

  • Orientado para pesquisa aplicada e inovação em aditivos alimentares, matérias-primas de origem animal, vegetal e de microorganismos, produtos e processos produtivos para os vários segmentos da indústria de alimentos e bebidas, com foco especial na planta-piloto para os processos de desidratação e secagem (spray dryer, liofilização e micro-ondas, por exemplo), processos de refrigeração e congelamento e processos de produção por rota biotecnológica.

 

Laboratório de Microbiologia

  • Realiza ensaios microbiológicos para controle da qualidade de águas, matérias-primas e produtos alimentícios, bem como no monitoramento de contaminações em instalações produtivas.

    Tem também implantado o ensaio para avaliação da ecotoxicidade pelo Vibrio fisheri (Microtox) aplicável a várias matrizes, inclusive para monitoramento ambiental.

    Atua no suporte às pesquisas tecnológicas que envolvam aplicações microbiológicas para produtos alimentícios, como no desenvolvimento de biomassa de algas e cianobactérias.

 

Laboratório Físico-Química

  • Realiza ensaios físico-químicos por via úmida (em implantação, ensaios por via instrumental) para controle da qualidade de matérias-primas e produtos alimentícios e para determinação da composição centesimal de alimentos visando a elaboração da tabela nutricional e rotulagem. Atua em parceria com o IST Química para ampliar o escopo de atendimento aos segmentos industriais de alimentos e bebidas. Dá ainda suporte às pesquisas tecnológicas que envolvam isolamento, caracterização e aplicação de compostos químicos bioativos com aplicação na indústria de alimentos e outras como cosméticos e fitofármacos. 

 

Laboratório de Microscopia

  • Executa análises por microscopia ótica em matérias-primas e produtos alimentícios, visando atestar sua qualidade sanitária e apoiar as pesquisas tecnológicas desenvolvidas no ISTA&B com foco na inovação de matérias-primas alimentícias.

 

Laboratório de Biotecnologia

  • Realiza ensaios por métodos imunoenzimáticos e imunocromatográficos para a identificação de contaminantes orgânicos como alergênicos e toxinas (micotoxinas e cianotoxinas ) em matérias-primas, produtos alimentícios e instalações produtivas. Estão em implantação métodos de PCR para detecção de organismos geneticamente modificados (OGM) e certificação de origem animal/vegetal e ensaios celulares in vitro para estudo da toxicidade de aditivos alimentares e outros compostos. Executa também ensaios para detecção de endotoxinas bacterianas em água de hemodiálise.

    Oferece ainda suporte às pesquisas tecnológicas que envolvam rotas biotecnológicas para produção de aditivos alimentares, matérias-primas e produtos alimentícios, bem como o desenvolvimento e aplicação de testes rápidos para saúde pública.

Descubra o que o IST Alimentos e Bebidas pode fazer pelo seu negócio. 

Grandes soluções para a indústria podem surgir de uma boa conversa.

Fone: (31) 3489-2372

ist_alimentos@­fiemg.com.br