Automotiva

Instituto SENAI de Tecnologia Automotiva

Pioneirismo e mais de 35 anos de experiência

O Instituto SENAI de Tecnologia Automotiva foi uma das heranças do antigo CETEC. Seu laboratório de motores foi criado em 1978 e é o laboratório deste tipo mais longevo do Brasil prestando continuamente serviços para a indústria. O instituto tem sua infraestrutura direcionada para oferecer apoio para a indústria automotiva com testes focados em seu produto final, isto é: motores e veículos. Também oferece testes de desempenho de combustíveis e seus aditivos. O instituto tem todas suas atividades focadas na atuação junto à indústria e apoia o desenvolvimento do setor no Brasil e, principalmente, no estado de Minas Gerais.

A equipe é formada por técnicos, engenheiros, mestres e um doutor. São mais de 20 especialistas dedicados ao apoio a projetos e soluções inovadoras em desenvolvimento pela indústria automotiva.

O instituto é um dos três únicos independentes (fora das montadoras ou dos fabricantes de autopeças) dedicados a trabalhar no apoio às indústrias em ensaios para o desenvolvimento de motores e veículos. É composto por dois laboratórios, o Laboratório de Emissões Veiculares e o Laboratório de Ensaios de Motores, que oferecem recursos tecnológicos para projetos em redução de consumo e emissões em veículos e no desenvolvimento de motores.

Com o pioneirismo e mais de 35 anos de experiência, o objetivo é atender à indústria brasileira como montadoras, fabricantes de motores, fabricantes de peças (centrais eletrônicas, componentes de motores, sistemas turbocompressores) e fabricantes de aditivos para combustíveis e lubrificantes.

No Comando

Pompilio Furtado Filho

Engenheiro Químico formado pela UFMG em 1967 e M.Sc. em Engenharia Nuclear na Pennsylvania State University em 1975. Atuou como responsável pelo Laboratório de Emissões Veiculares desde 2005. É presentemente o diretor do Instituto Senai de Tecnologia Automotiva do CIT-CETEC.

SOLUÇÕES DESENVOLVIDAS PARA O SEU NEGÓCIO

Dos ensaios ao aperfeiçoamento, tudo para agregar valor ao seu produto

  • Emissões e consumo de combustíveis em veículos leves
  • Desempenho de combustíveis, lubrificantes e seus aditivos no uso em motores e veículos
  • Ensaios dinamométricos de motores do ciclo Otto (gasolina e álcool)
  • Ensaios dinamométricos de motores Diesel para a parametrização de várias utilizações finais

Atuação

Dedicado às soluções da indústria automotiva com foco em ensaios no produto final (motores e veículos)

  • Ensaios de emissões e consumo para o desenvolvimento de veículos leves
  • Ensaios dinamométricos para o desenvolvimento de motores de combustão interna (Otto e Diesel)
  • Testes e certificação de aditivos antidepósito para gasolina (ensaio de depósito em válvulas)

Laboratórios

Laboratório de Emissões Veiculares     

  • Desde 2011, o laboratório atua com testes em emissões veiculares e consumo de combustível. Um dos focos é apresentar ferramentas para subsidiar o desenvolvimento de veículos. O laboratório traz uma célula de emissões de escapamento para veículos leves (ciclo Otto, emissões gasosas, aldeídos e álcool não queimado) e um sistema de emissões evaporativas.

 

Laboratório de Ensaios de Motores

  • Desde 1978, o primeiro laboratório do instituto atua com ensaios dinamométricos para durabilidade, desempenho, testes de combustível e lubrificantes e outros. Possui quatro dinamômetros de potência máxima: 130, 190, 220 e 400 kW. A sala com dinamômetro de 400 kW de potência é dedicada a motores Diesel. Uma nova sala está sendo montada também para motores Diesel, com um dinamômetro para 700 kW.

Descubra o que o IST Automotiva pode fazer pelo seu negócio. 

Grandes soluções para a indústria podem surgir de uma boa conversa.
 
Fone: (31) 3489.2255
 
ist-automotiva@fiemg.com.br