Metalmecânica

Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica

Soluções para o desenvolvimento de produtos e para aumentar a eficiência de Sistemas de Manufatura

 

Desde 2014, o Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais.

Com um corpo técnico de especialistas diferenciado no mercado (doutores, mestres e técnicos) e com recursos tecnológicos de vanguarda em diversas áreas da manufatura, o IST Metalmecânica assume a missão de desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estes estejam prontos para o uso e para o mercado. O objetivo é oferecer soluções integradas de acordo com a demanda da indústria.

O Instituto é constituído por um ambiente multidisciplinar, dividido em duas áreas de atuação, compostas por cinco laboratórios. São elas: Sistemas de Manufatura (Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica) e Processos de Manufatura (Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia).

Dentre as competências do Instituto, destaca-se a capacidade de análise de Eficiência Energética em Processos de Manufatura, por meio de mapeamento e de simulação de processos. Para isto, o Instituto possui uma plataforma de softwares, que tornam possíveis análises simultâneas de fluxo de material e de energia, análises ergonômicas, desenvolvimento de estratégias eficientes de usinagem etc. Além disso, o IST Metalmecânica possui equipamentos de última geração de medição a LASER, aplicados ao controle de processos de Manufatura de Grandes Equipamentos.

Para o desenvolvimento de conhecimento, o Instituto desenvolve cooperações técnicas com outros institutos de tecnologia e de inovação, assim como universidades (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC). Em 2014 realizou um projeto de análise de eficiência energética em produção de componentes automotivos, com parceria com o ITA e a instituição alemã Fraunhofer (IPT – Aachen).

Dos projetos em andamento, destaca-se a parceria com a Petrobras na aplicação de Controle de Processo e Metrologia de Grandes Volumes para Construção e Montagem de Navios e Grandes Equipamentos. Mas também desenvolve produtos para a área farmacêutica e médica, bem como novos materiais e equipamentos para o mercado de prototipagem rápida.

 

 

 

No Comando

Alexandre Martins Barros

Doutor em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1999, Barros trabalhou na Ford Motors Company como especialista sênior do Departamento de Engenharia de Materiais.  Conquistou o certificado Black Belt pela Ford Motors e Global Bussiness Administration pela Thunderbird Global Bussiness Scholl. Atualmente, é Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies.

SOLUÇÕES DESENVOLVIDAS PARA O SEU NEGÓCIO

Dos ensaios ao desenvolvimento de materiais de referência, tudo para agregar valor ao seu produto

  • Análise e desenvolvimento de processos de fabricação (usinagem): usinagem de superfícies complexas com cinco eixos simultâneos, definição de parâmetros e estratégias de corte, desgaste e avarias de ferramentas, estratégias para aumento de eficiência de recursos (ferramentas, fluido de corte), eficiência energética em processos de usinagem, gerenciamento de fluidos de corte, gerenciamento de ferramentas de corte.
  • Análise de processos de corte e de união de materiais: definição de parâmetros de processo, melhoria em estratégias de processo, soldagem robotizada.
  • Prototipagem rápida: fabricação de protótipos funcionais.
  • Simulação de fábrica: análise para projeto de linhas de produção, análise de melhoria da produção (leiaute, fluxo de materiais, fluxo e consumo de energia).
  • Eficiência energética na manufatura: mapeamento de fluxo de energia em processos de fabricação e linhas de produção.
  • Automação da manufatura: desenvolvimento de dispositivos e sistemas automáticos, estratégia de movimentação de manipuladores robóticos por meio da Simulação gráfica de robôs.
  • Metrologia de grandes volumes: sistemas de medição sem contato aplicada a grandes peças (Geodésia industrial).
  • Ensaios mecânicos e metalográficos: Identificar as características mecânicas dos materiais por meio de ensaios de tração, compressão, dureza, dobramento, fadiga e impacto; Identificar as características estruturais do material, composição química, tamanho de grão, dimensionamento de solda, dentre outros.

Atuação

Soluções em todas as fases do ciclo de vida do produto

  • Manufatura Digital: desenho de produtos; simulação de processos, automação de processos, monitoramento remoto;
  • Prototipagem rápida: desenvolvimento de protótipos; analise de processos de prototipagem, desenvolvimento de máquinas.
  • Usinagem (torneamento, fresamento, retificação, furação etc.): Materiais de difícil usinagem (Ni, Ti), corte de alta velocidade (HSC), manufatura auxiliada por computador (CAM); análise de Fluidos de Corte.
  • Eficiência energética: mapeamento de fluxo de energia em processos de fabricação e linhas de produção; análise de eficiência em usinagem.
  • Automação de processos de fabricação e metrologia.
  • Sustentabilidade em processos de manufatura: análise simultânea econômica, ambiental e tecnológica de processos de manufatura.

 

 

Laboratórios

Os laboratórios estão subdivididos em cinco áreas de conhecimento: Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica; Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia.

São compostos por recursos de produção e especialistas capazes de atender todas as fases do ciclo de vida de um produto, desde análises da interface de processos produtivos até a etapa de manufatura. Destacam-se equipamentos para usinagem de superfícies complexas, robôs para manipulação e soldagem, sistema de simulação e modelagem, sistemas de medição a LASER e equipamentos para ensaios destrutivos e não destrutivos.

  • Laboratório de Simulação da Manufatura
    O Laboratório de Simulação da Manufatura possui aplicativos capazes de integrar soluções de desenvolvimento desde a fase de concepção até a fase de descarte do produto. É possível realizar diversos tipos de simulação de processos, de acordo com a demanda da indústria e, desta forma, prever cenários de forma rápida e com menor tempo e custo.

    Coordenador: Tales Gustavo Vieira

    Principais Equipamentos:


    Software para modelagem 3D;

    Software para simulação de fluxo de material e de energia em fábrica;

    Software para simulação gráfica de robôs e de montagem de equipamentos e componentes;

    Software para a simulação de ergonomia;



  • Laboratório de Ensaios Mecânicos
    Equipado com máquinas de ensaios de dureza, tração, compressão, fadiga, impacto, dentre outros, este laboratório presta serviços para diversas empresas do setor metalmecânico.

    Coordenador: Felipe Pereira Finamor

    Principais Equipamentos:

    Espectrômetro de emissão ótica portátil - PMI;

    Espectrômetro de emissão ótica de bancada da Spectromaxx;

    Máquina de ensaios universal com capacidade de ensaio a quente de até 1100ºC - Modelo UHF-1000kNI - Shimadzu;

    Máquina de ensaios universal para ensaios dinâmicos - EHF 100kNI - Shimadzu ;

    Pêndulo para ensaio de impacto Charpy com capacidade de 300 J ;

    Projetor de perfil - Marca Mitutoyo;

    Forno de tratamento térmico de alívio de tensão de soldagem para até 700ºC;

    Durômetro digital de bancada para medição de dureza Vickers e Knoop;

    Durômetro portátil para medição de dureza Vickers;

    Durômetro de bancada para medição de dureza Rockwell B e C;

    Estereoscópio trinocular de bancada;

    Rugosímetro portátil - Modelo SJ510 da Mitutoyo;

    Prensa hidráulica com capacidade de 20 ton.;

    Área para preparação e avaliação metalográfica dotada de embutidoras, politrizes e cortadora metalográfica 

  • Laboratório de Automação e Robótica
    O Laboratório de automação e robótica desenvolve projetos de automação, desde às atividades de integração de sistemas, aquisição de dados e desenvolvimento de requisitos de equipamentos. Também desenvolve aplicativos para a interface entre produto e usuário.

    Coordenador: 
    Guilherme Kisseloff Coracini

    Principais Equipamentos:

    Sistemas de aquisição de dados;

    Software para desenvolvimento de sistema controle e tratamento de dados. 


  • Laboratório de Fabricação
    Além de máquinas convencionais, destaca-se neste laboratório uma máquina de usinagem com alta velocidade de corte e 5 eixos simultâneos, além de um centro de torneamento com a exatidão de circularidade de 3 micrometros. Este laboratório atua tanto na fabricação de dispositivos e provas de conceito quanto no desenvolvimento de parâmetros eficientes de processos.

    Coordenador: Diego Rodrigues Sant Anna

    Principais Equipamentos:

    Máquina de usinagem com alta velocidade de corte e 5 eixos simultâneos;

    Centro de torneamento com a exatidão de circularidade de 3 micrometros;

    Conjunto de equipamentos de usinagem convencional (Fresadora, Torno, Retífica Plana etc.);

    Conjunto de máquinas de prototipagem rápida por FDM (Impressoras 3D);

    Máquina de corte a LASER.


  • Laboratório de Metrologia
    Sendo uma área transversal aos demais laboratórios, o Laboratório de Metrologia foi concebido não apenas para medir peças, mas para gerar soluções de controle de processos, a partir de características e informações contidas no projeto detalhado de produtos. Destacam-se, além de uma máquina de medição por coordenadas, sistemas de medição a LASER, como o LASER Scanner e LASER Tracker.

    Coordenador: Vitor Camargo Nardelli

    Principais Equipamentos:

    LASER Scanner;

    Freestyle Scanner;

    LASER Tracker;

    Braço de Medição com Scanner LASER;

    Máquina de Medir por Coordenadas.

 

Descubra o que o IST Metalmecânica pode fazer pelo seu negócio.  

 

Grandes soluções para a indústria podem surgir de uma boa conversa.
Fone: (31) 3489-2027

ist_metalmecanica@fiemg.com.br