Notícias

Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI oferece capacitação para profissionais da área de segurança alimentar

Curso pretende formar consultores para o Programa Alimentos Seguros (PAS)

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (ISTA&B), em parceria com o SENAI do Rio Grande do Sul, oferece aos profissionais da área de segurança alimentar o curso “Ferramentas para formação de consultores do Programa Alimentos Seguros (PAS) do setor indústria”. Ele será realizado no período de 25 a 29 de setembro, no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT). As inscrições ficam abertas até 31 de agosto e podem ser feitas pelo e-mail tecnologia.aliementos@senairs.org.br.  

A capacitação visa orientar os participantes a atuarem dentro das indústrias do setor alimentício como consultores do PAS — iniciativa desenvolvida pelas entidades SENAI, SESI, Sebrae, Senac e Sesc, cuja ideia principal é a redução de riscos de contaminação de alimentos. As aulas tratarão da elaboração e da implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). A abordagem dos procedimentos será feita em conformidade com os parâmetros tecnológicos necessários e padrões legais vigentes estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e Agricultura.

O curso tem carga horária de 40 horas é voltado para profissionais de engenharia de alimentos e áreas afins (engenharia química, engenharia agronômica, nutrição, biologia, zootecnia etc.). Também é necessário que o interessado comprove experiência de atuação no setor alimentício.

São quatro níveis de certificação propostos pelo curso. O aluno que assistir somente ao curso teórico será enquadrado na categoria de participante, além de não ser atestado como consultor do programa. Para ser certificado como consultor júnior, o interessado deverá acompanhar as aulas teóricas, completar 20h de elaboração de um plano APPCC com aprovação mínima (7,0) e 12h de acompanhamento de uma consultoria. Para obter o diploma de consultor sênior, o consultor júnior precisa implantar três BPF’s, supervisionadas por um membro da categoria. A declaração máxima é a de consultor máster, que pode ser adquirida por consultores sêniores, por meio da implantação de PPCC monitorada por um profissional máster, e júniores, com implantações supervisionadas de duas BPF’s e uma APPCC. 

O valor do curso, com material didático incluído, é de R$ 1.980,00 e pode ser parcelado em até 10 vezes de R$ 198,00.

Capacitação “Ferramentas para formação de consultores do Programa Alimentos Seguros (PAS) do setor indústria”

 

Período: 25 a 29 de setembro

Local: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG — Campus Cetec (Av. José Cândido da Silveira, 2000 – Horto, Belo Horizonte).

Horário: 8h30 às 17h30

Informações: pelo e-mail tecnologia.alimentos@senairs.org.br ou pelos telefones (31) 3489-2000 / 2112

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG inaugura dois laboratórios para fomentar tecnologia e inovação da indústria mineira

    Leia

  2. Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora assina Protocolo de Intenções com ISTA&B

    Leia

  3. IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

    Leia

  4. Diretor do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies receberá homenagem do SAE Brasil

    Leia

  5. SENAI inaugura laboratório de ensaios em sistemas e materiais para construção civil

    Leia

  6. Laboratórios do Instituto SENAI de Tecnologia participam da FINIT

    Leia

  7. Interação entre Indústria e Institutos de Ciência e Tecnologia é tema de encontro na FINIT 2017

    Leia

  8. Seminário Invest in Minas debate as potencialidades do estado

    Leia