Notícias

Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI oferece capacitação para profissionais da área de segurança alimentar

Curso pretende formar consultores para o Programa Alimentos Seguros (PAS)

O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (ISTA&B), em parceria com o SENAI do Rio Grande do Sul, oferece aos profissionais da área de segurança alimentar o curso “Ferramentas para formação de consultores do Programa Alimentos Seguros (PAS) do setor indústria”. Ele será realizado no período de 25 a 29 de setembro, no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT). As inscrições ficam abertas até 31 de agosto e podem ser feitas pelo e-mail tecnologia.aliementos@senairs.org.br.  

A capacitação visa orientar os participantes a atuarem dentro das indústrias do setor alimentício como consultores do PAS — iniciativa desenvolvida pelas entidades SENAI, SESI, Sebrae, Senac e Sesc, cuja ideia principal é a redução de riscos de contaminação de alimentos. As aulas tratarão da elaboração e da implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e do Sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). A abordagem dos procedimentos será feita em conformidade com os parâmetros tecnológicos necessários e padrões legais vigentes estabelecidos pelos Ministérios da Saúde e Agricultura.

O curso tem carga horária de 40 horas é voltado para profissionais de engenharia de alimentos e áreas afins (engenharia química, engenharia agronômica, nutrição, biologia, zootecnia etc.). Também é necessário que o interessado comprove experiência de atuação no setor alimentício.

São quatro níveis de certificação propostos pelo curso. O aluno que assistir somente ao curso teórico será enquadrado na categoria de participante, além de não ser atestado como consultor do programa. Para ser certificado como consultor júnior, o interessado deverá acompanhar as aulas teóricas, completar 20h de elaboração de um plano APPCC com aprovação mínima (7,0) e 12h de acompanhamento de uma consultoria. Para obter o diploma de consultor sênior, o consultor júnior precisa implantar três BPF’s, supervisionadas por um membro da categoria. A declaração máxima é a de consultor máster, que pode ser adquirida por consultores sêniores, por meio da implantação de PPCC monitorada por um profissional máster, e júniores, com implantações supervisionadas de duas BPF’s e uma APPCC. 

O valor do curso, com material didático incluído, é de R$ 1.980,00 e pode ser parcelado em até 10 vezes de R$ 198,00.

Capacitação “Ferramentas para formação de consultores do Programa Alimentos Seguros (PAS) do setor indústria”

 

Período: 25 a 29 de setembro

Local: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG — Campus Cetec (Av. José Cândido da Silveira, 2000 – Horto, Belo Horizonte).

Horário: 8h30 às 17h30

Informações: pelo e-mail tecnologia.alimentos@senairs.org.br ou pelos telefones (31) 3489-2000 / 2112

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG recebe a visita de Sérgio Mascarenhas

    Leia

  2. Nova indústria para um mundo novo

    Leia

  3. Inovação sem tamanho

    Leia

  4. Secretário de Agricultura visita Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI

    Leia

  5. Inovação para pequenas empresas

    Leia

  6. Inovação é condição "sine qua non" da competitividade e rota para o futuro

    Leia

  7. Indústria brasileira amplia negócios no maior evento mundial do setor aeronáutico

    Leia

  8. Expocachaça, um brinde ao acordo fechado

    Leia