Notícias

Conselho Regional SENAI discute tecnologia e educação

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies e projeto Estante Virtual foram temas centrais da reunião

A FIEMG foi sede do Conselho Regional do SENAI/MG, no dia 19 de abril. O encontro liderado pelo presidente da entidade, Olavo Machado Junior, teve como temas principais a apresentação da estrutura do Instituto de Inovação em Engenharia de Superfícies, localizado no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, e do projeto “Estante Virtual”.

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies (ISI) pesquisa a inovação em produtos e processos por meio da alteração de propriedades superficiais visando o aumento do desempenho, a durabilidade, confiabilidade e qualidade de componentes e sistemas. Com infraestrutura moderna, composta por doze laboratórios, os especialistas do ISI trabalham em parceria com a indústria para encontrar soluções em revestimentos ou processos, considerando eficiência e viabilidade técnica/econômica.

O gerente do ISI, Alexandre Barros, explicou que a unidade trabalha em rede com outros institutos pelo país, gerando, assim mais competitividade para a Indústria Nacional. Segundo ele, um dos objetivos do espaço é gerar “alta tecnologia a baixo custo” para o setor industrial mineiro. Olavo Machado Junior pontuou que espaços como o dedicado à engenharia de superfícies são imprescindíveis para fortalecimento tecnológico do setor produtivo.

O outro tema foi o projeto “Estante Virtual”, do SENAI. A iniciativa prevê a disponibilização dos livros didáticos produzidos pela entidade para os docentes, alunos e a população em geral por meio web. No total, são mais de 350 livros em 27 áreas diferentes de ensino. Em Minas Gerais, o SENAI possui 74 bibliotecas e o SESI outras 34 ao redor do estado.

Para o diretor regional do SENAI/MG, Cláudio Marcassa, a medida adotada pela entidade nacionalmente resolve um dos maiores gargalos da entidade. “Um dos grandes problemas enfrentados em relação aos livros didáticos é a logística de distribuição de uma enorme gama de material por todas as escolas do estado. Com o acesso digital, esse problema é resolvido quase de que de maneira instantânea,” pontuou.

Os livros podem ser acessados pelo link. O cadastro é gratuito e não exige vínculo com o SENAI.

Galeria

Últimas notícias

  1. Algar Telecom busca parceria com a FIEMG para inovação

    Leia

  2. Vale do Aço ganha Centro de Excelência em Engenharia

    Leia

  3. CIT SENAI FIEMG recebe representantes da empresa Mahle

    Leia

  4. Instituto SENAI de Tecnologia em Química amplia seu portfólio

    Leia

  5. Embaixador da Austrália discute cooperação tecnológica no CIT

    Leia

  6. Instituto de Alimentos e Bebidas do CIT SENAI FIEMG fará análises do queijo Canastra

    Leia

  7. Pequenas empresas e startups participarão da recuperação do Rio Doce

    Leia

  8. Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI recebe representante da Petronas Lubrificantes

    Leia