Notícias

Inovação para pequenas empresas

Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG promove debate sobre empreendedorismo tecnológico

O Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT, por meio de sua Gerência de Empreendedorismo Tecnológico, realizará no dia 18 de julho o workshop “Inovação para Pequenas Empresas”. O evento debaterá soluções e iniciativas de apoio e incentivo à inovação tecnológica.

Diagnósticos personalizados, serviços e produtos do Sistema FIEMG, disponibilidade de fomentos, visitas técnicas aos Institutos de Tecnologia e Inovação SENAI e ao Laboratório Aberto fazem parte desse encontro de inovação e empreendedorismo, voltado para pequenas empresas.

As inscrições são gratuitas. O evento comportará até 140 pessoas. Para participação é necessário cadastro prévio via Sympla:

Cadastre-se

 

Inovação para Pequenas Empresas

Data: 18/07

Local: Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – CIT – Horto – Belo Horizonte

Horário: 08h30 às 17h

 

Programação

8h30 – Credenciamento.

9h – Boas Vindas - Prof. José Policarpo – Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG

9h20 – O que é Inovação e como se faz Inovação – Palestrante: Prof. Raoni Bagno (UFMG)

10h – A Quarta Revolução Industrial já está em curso, estamos preparados para as consequências?  Palestrante: Celso Chapinotte - Diretor do GARTNER em Minas Gerais.

10h40 – GET: Soluções e fomentos para Inovação Tecnológica nos pequenos negócios. –  Palestrante: Mariana Yazbeck - Gerente de Empreendedorismo Tecnológico SENAI

11h00 – Coffee Break

11h20 – Mesa de Casos de Sucesso de empresas que implementaram a gestão da inovação. Moderação: José Luciano – Gerente de Tecnologia e Inovação SENAI

11h40 – Tour pelo Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG

12h20 – Visita ao Laboratório Aberto SENAI CIT: oportunidades para prototipagem e colaboração tecnológica

13h00 - Almoço – livre

14h30 –  Palestra “Tudo que você sempre quis saber sobre Propriedade Intelectual e nunca teve coragem de perguntar” – Miriam Pedroza Ferreira / Analista de Informação Tecnológica IEL

 

Sobre os palestrantes:

Raoni Bagno possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela PUC Minas (2002), mestrado em Engenharia de Produção pela UFMG (2007) e Doutorado em Engenharia de Produção pela USP (2014). Entre 2001 e 2009 atuou como engenheiro de desenvolvimento de produto e gestor do programa de inovação da FPT-Powertrain Technologies. Foi professor do departamento de Engenharia de Produção da PUC Minas entre 2010 e 2014, atuando também como coordenador do curso na unidade Betim entre 2013 e 2014. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenador do NTQI-UFMG (Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação) e colaborador do LGI-USP (Laboratório de Gestão da Inovação). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e desenvolvimento de novos produtos e gestão da inovação tecnológica.

Celso Chapinotte, Diretor do GARTNER em MG, iniciou sua carreira há 40 anos, na IBM, Celso foi CIO da Siderúrgica Mendes Jr, fundou e liderou sua própria empresa de Consultoria por mais de 10 anos, foi Country Manager da MAPICS e BMC Software e Diretor da América Latina no SAS Institute. Bacharel em Matemática, pós graduado em Engenharia Econômica e Marketing. Vem atuando junto aos principais líderes das organizações no Brasil no sentido de apoiá-los nas Estratégias de Negócios com apoio das Tecnologias.

 

 

Últimas notícias

  1. CIT SENAI FIEMG recebe a visita de Sérgio Mascarenhas

    Leia

  2. Nova indústria para um mundo novo

    Leia

  3. Inovação sem tamanho

    Leia

  4. Secretário de Agricultura visita Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI

    Leia

  5. Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI oferece capacitação para profissionais da área de segurança alimentar

    Leia

  6. Inovação é condição "sine qua non" da competitividade e rota para o futuro

    Leia

  7. Indústria brasileira amplia negócios no maior evento mundial do setor aeronáutico

    Leia

  8. Expocachaça, um brinde ao acordo fechado

    Leia