Notícias

Instituto SENAI de Tecnologia em Química amplia seu portfólio

O trabalho e a estrutura do IST foram apresentados na reunião do Conselho Regional do SENAI

O trabalho do Instituto SENAI de Tecnologia em Química (IST Química), instalado no CIT SENAI FIEMG, foi apresentado pela diretora Olguita Rocha, na reunião do Conselho Regional do SENAI, no dia 30/01.

Segundo ela, nos últimos anos, o instituto cresceu e fortaleceu o atendimento à indústria em áreas como combustíveis e biocombustíveis, mineração, produtos para a saúde e ampliou suas ações no atendimento à indústria de cosméticos, fármacos e farmoquímicos. “Toda indústria precisa de máquinas, que precisa de óleo, por exemplo. Fazemos análises para saber quando ele pode ser descartado ou reutilizado sem danificar equipamentos. Além da indústria apoiamos em parcerias os outros institutos do CIT, como o de meio ambiente e o de alimentos”, explica.

Ela destacou alguns trabalhos como o projeto de melhoramento de solo com a utilização de pó de serra, como alternativa de destinação correta de resíduos de alguns setores como o de base florestal e a implantação do método para ensaios de metais em bijuterias e joias, uma exigência para importação e comercialização do setor. “Estamos ampliando nosso portfólio para atender às demandas da indústria”, diz.

O instituto mantem o primeiro laboratório do país de área limpa, com procedimentos para evitar a contaminação na realização de ensaios de traços e ultratraços de metais, principalmente alumínio em soro humano e água para hemodiálise.

A prestação de serviços tecnológicos do instituto inclui consultoria em projetos, ensaios químicos, físico-químicos e avaliações da conformidade de produtos para saúde e combustíveis, visando o atendimento das legislações. “Temos uma equipe enxuta para o número de serviços que realizamos, de 29 profissionais, entre doutores, mestres, graduados e técnicos dedicados a soluções tecnológicas”, ressalta.

Galeria

Últimas notícias

  1. Algar Telecom busca parceria com a FIEMG para inovação

    Leia

  2. Vale do Aço ganha Centro de Excelência em Engenharia

    Leia

  3. CIT SENAI FIEMG recebe representantes da empresa Mahle

    Leia

  4. Embaixador da Austrália discute cooperação tecnológica no CIT

    Leia

  5. Instituto de Alimentos e Bebidas do CIT SENAI FIEMG fará análises do queijo Canastra

    Leia

  6. Pequenas empresas e startups participarão da recuperação do Rio Doce

    Leia

  7. Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI recebe representante da Petronas Lubrificantes

    Leia

  8. SENAI-MG: destaques de 2017

    Leia