Eventos

3° Congresso Internacional Resag 2017

Água na medida certa

banner_1132x600.jpg

O 3° Congresso Internacional RESAG representa um marco na história recente da Rede de Saneamento e Abastecimento de Água - Resag, no campo do conhecimento científico, tecnológico e industrial.

OBJETIVO: O 3º Congresso Internacional RESAG 2017, tem por objetivo promover a atualização e a troca de experiências de especialistas nacionais e internacionais, representantes da indústria, órgãos de governo, setores de regulamentação e de fiscalização, comitês técnicos da área, instituições de tecnologia e acadêmicas, visando contribuir com recomendações que apoiem a gestão e monitoramento de ações voltadas à preservação de recursos naturais, em especial os recursos hídricos, meio ambiente e qualidade de vida para um posicionamento competitivo e sustentável do País.

PROGRAMAÇÃO:

Primeiro dia (Workshop 1) - Serão tratados temas referentes ao planejamento e execução de políticas públicas relacionados com diversos aspectos de Recursos Hídricos como gestão integrada, lei das Águas, bacias hidrográficas, planos de recursos hídricos, saneamento, fornecimento e uso da água e meio ambiente, enfrentamento da crise hídrica, propiciando um panorama rico à troca de conhecimento e de experiências, em nível global.


Segundo dia (Workshop 2) - Serão debatidos programas e ações de governo nas áreas da saúde, meio ambiente, indústria e comércio, agricultura e outras, com a participação de vários ministérios, órgãos governamentais e empresariais, de forma articulada com a academia e institutos de tecnologia de diversas regiões do País, em conjunto com instituições internacionais de destaque mundial, em busca de soluções aos desafios evidenciados no dia anterior, além de outros.

Serão também apresentadas as estratégias de interação das Redes Sibratec, formadas por um grande número de laboratórios, com as MPMEs sob perspectivas da inovação, extensionismo e serviços tecnológicos. Em conjunto com o Sebrae, Finep, CNPq serão abordadas as linhas do programa internacional do Manufacturing ExtensionPartnership do NationalInstituteof Standards and Technology/EUA, que atua como suporte tecnológico às MPMEs.


Terceiro dia (Workshop 3) - O tema central estará direcionado à Qualidade, compreendendo as diferentes funções da metrologia, acreditação, normalização, com ênfase em atividades e recursos que possam respaldar a obtenção de resultados de medição com a qualidade necessária.
A busca da metrologia como diferenciador tecnológico e comercial às empresas é, na verdade, uma questão de sobrevivência que não abre espaço para medições sem qualidade assegurada.

Veja o mapa