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Café Empresarial - Inteligência comercial

Aprenda como tomar decisões mais rápidas e eficazes em vendas e marketing

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OBJETIVO

Possibilitar a melhor compreensão da necessidade e os benefícios da implantação da gestão da inteligência comercial. Será apresentada visão geral sobre as decisões comerciais e mercadológicas mais críticas e de que forma a inteligência comercial pode contribuir para aperfeiçoar esse processo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Processo de tomada de decisão           

- Os oito elementos do processo de tomada de decisão: problema/questão, objetivos, alternativas, consequências, negociação, incertezas, tolerância a riscos, decisões interligadas

Principais decisões comerciais          

- Decisões sobre em que mercado atuar, mix de produtos, política comercial, equipe de vendas, estrutura organizacional, preços, canais de distribuição, concorrência, satisfação dos clientes, orçamento, comunicação e marca       

O Sistema de inteligência comercial           

- Definição das decisões a serem tomadas e indicadores (KPI’s) a serem utilizados. Fontes de informação, coleta, tratamento e distribuição. Matriz de responsabilidade

Ferramentas para a inteligência comercial           

- Utilizando registros internos de forma eficiente. Sistemas de BI (Business Intelligence). Identificação e coleta de dados secundários. Levantamento de dados primários e ferramentas de pesquisa online e offline

Sistematizando a inteligência comercial           

- Estruturando a função de inteligência comercial. Recursos humanos, materiais, tecnológicos e processos. Auditando a utilização e eficácia da inteligência comercial nas decisões tomadas

INSTRUTOR

Marcelo Amaral - Consultor e Professor nas áreas de Marketing e Vendas há 20 anos. Doutorando, Mestre e Especialista em Marketing e Estratégia.

 

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