Eventos

Produtividade Industrial

Capacitação em gestão empresarial

INSCREVA-SE

OBJETIVO

Promover ganhos de eficiência produtiva, minimizar desperdícios, combater gargalos e implementar o pensamento enxuto por todo o processo de produção, gerando aumento de competitividade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Introdução a sistemas de produção

- Indicadores

*Indicadores de produção

*Indicadores econômicos ligados à produção

- Layout

- PCP – planejamento, programação e controle da produção

- Padronização das atividades

- Administração de materiais e logística interna

- Técnicas de ganho de produtividade

*Automação

*Autonomação

*Gestão de gargalos na produção

- Gestão de perdas

- Projetos enxutos

- Tratamento de resíduos

- Gestão da segurança

- Encerramento e apresentação dos trabalhos

DEPOIMENTOS

Everton Fernandes Corgozinho, supervisor de produção da Nansen, empresa do setor eletroeletrônico, de instrumentos de precisão, que começou “a aplicar ferramentas de controle de equipamentos, na manufatura, já na primeira semana do programa”, relatou.

Não só os novos conceitos e ferramentas, como também a parte prática foram aspectos destacados por ele. Muito importante também, ele frisou, foi o bloco que tratou de ferramentas e metodologias para o gerenciamento de pessoas “que possibilitam conhecer habilidades individuais da equipe”.

Além de reciclar os conhecimentos sobre ferramentas e novas metodologias, “o intercâmbio com outras empresas, de diferentes segmentos abriu espaço para conhecer outras experiências, avaliar e comparar a eficácia do que cada uma está fazendo”, disse Valéria Fernandes de Oliveira Rocha, da Empresa 1, que desenvolve hardwares e softwares especialmente para atender sistemas de bilhetagem para empresas de transporte de passageiros.

O programa “superou minhas expectativas em todos os aspectos, especialmente a metodologia de apresentação da teoria seguindo-se àprática, por meio da aplicação de ferramentas na empresa e o retorno com a consultora na aula seguinte” destacou um dos participantes da turma que recebeu certificação em novembro, Wardley Peterson da Silva da Etmolog – Logística e Transporte de Cargas.

INSTRUTOR

Geraldo Barbosa – Engenheiro eletricista, com especialização em engenharia de produção. Atua no mercado desde 1987 como engenheiro industrial, de qualidade, gerente de qualidade, de engenharia, de produção e PCP. Empresário. Experiência internacional nos ramos automotivo, ferroviário, indústria elétrica e serviços.Expertise em WCM, TPM, six-sigma, manufatura enxuta e ISO9001.

Veja o mapa