Eventos

PROGRAMA PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL

Sua empresa produzindo com qualidade

INSCREVA-SE

Objetivo: Promover ganhos de eficiência produtiva, minimizar desperdícios, combater gargalos e implementar o pensamento enxuto por todo o processo de produção, gerando aumento de competitividade.

Público alvo: Empresários, gestores, responsáveis pela produção e demais interessados em gerar aumento de eficiência em seu processo produtivo.

 

O participante: Com o apoio da direção,o participante torna-se peça fundamental de multiplicação do conhecimento dentro da empresa. Figura como o RD (representante da direção), responsável pela aplicação e acompanhamento das técnicas e ferramentas, que buscam levantar dados, estabelecer indicadores e apurar resultados.

 

Carga horária: Sessenta e quatro horas, distribuídas em dois meses. Será um dia de oito horas por semana. Desta maneira, o participante dispõe de tempo para praticar e aplicar as ferramentas que recebe ao final de cada aula e trazer os resultados no encontro seguinte.

 

Resultados: indicadores de produtividade serão estabelecidos ao início do programa e medidos em seu decorrer. Ao final, apuram-se os ganhos alcançados.

 

Programação:

1. Introdução a sistemas de produção;

2. Indicadores

     a. Indicadores de produção;

     b. Indicadores econômicos ligados à produção;

3. Layout;

4. PCP – planejamento, programação e controle da produção;

5. Padronização das atividades;

6. Administração de materiais e logística interna;

7. Técnicas de ganho de produtividade

     a. Automação;

     b. Autonomação;

     c. Gestão de gargalos na produção;

8. Gestão de perdas;

9. Projetos enxutos;

10. Tratamento de resíduos;

11. Gestão da segurança;

12. Encerramento e apresentação dos trabalhos.

Instrutor

Geraldo Luís Barbosa – MBA em Engenharia de Produção pelo  IETEC  e em Gestão de Energia Alternativas  MOOC ONU, Univ. Salamanca – em andamento.  Pós-graduado em Administração de Comércio Exterior pela Faculdade UNA, e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG. Tem vasta experiência em Gestão de Operações Industriais e de Projetos de reestruturação e ampliação de Operações em diversas empresas como na General Eletric, MRS Logística, Cesa Logística, Comau, Manser e Jornal Estado de Minas. No exterior, tem trabalhos realizados na Argentina (Ferrocarriles); Chile (Ferronor); Venezuela (Petroven);  Colômbia (El Cerejon) e Bolívia (BAP).

Veja o mapa