Notícias

Queda de juros estimula investimento na indústria

Olavo Machado Junior avalia que redução mais acelerada da taxa contribui para retomada da atividade econômica

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, elogiou a decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual. Ele considerou acertada a aceleração da queda do juro básico no país, o que contribui com a retomada da atividade econômica como um todo. Ele avalia que a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego.

Nota da FIEMG

A decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual para 11,25% ao ano veio em boa hora e certamente contribuirá com o ainda tímido processo de recuperação da indústria.

É inegável que empresários e consumidores ficam mais confiantes ao perceberem que a inflação vem caindo rapidamente. Na sequência desse movimento, a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego. Além disso, as empresas ganham fôlego financeiro para alocarem seus recursos no aumento da competitividade, solidificando a base para um período longo de crescimento econômico.

Com a queda na inflação, os salários preservam seu poder de compra e as famílias podem voltar a realizar compras de bens duráveis em melhores condições de crédito. Isso permitirá a expansão de setores industriais duramente atingidos pela recessão dos últimos três anos, tais como a cadeia automobilística e de máquinas e equipamentos.

Concluo, portanto, que o Banco Central acertou em acelerar a queda do juro básico no país, contribuindo com a retomada da atividade econômica como um todo.

Últimas notícias

  1. Perspectiva de superação de negócios na 20ª Fenova

    Leia

  2. FIEMG e Governo de Minas Gerais inauguram primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa no estado

    Leia

  3. Rota Global está com inscrições abertas

    Leia

  4. FIEMG organiza missão internacional para maior feira de negócios da China

    Leia

  5. FIEMG e Corpo de Bombeiros assinam convênio

    Leia

  6. FIEMG e Força Sindical discutem propostas comuns para relações trabalhistas no Brasil

    Leia

  7. Projeto aprovado em edital de inovação inglês vai melhorar a vida de idosos

    Leia

  8. Minas Pela Paz entre as melhores ONGs do Brasil

    Leia