Notícias

Queda de juros estimula investimento na indústria

Olavo Machado Junior avalia que redução mais acelerada da taxa contribui para retomada da atividade econômica

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, elogiou a decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual. Ele considerou acertada a aceleração da queda do juro básico no país, o que contribui com a retomada da atividade econômica como um todo. Ele avalia que a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego.

Nota da FIEMG

A decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual para 11,25% ao ano veio em boa hora e certamente contribuirá com o ainda tímido processo de recuperação da indústria.

É inegável que empresários e consumidores ficam mais confiantes ao perceberem que a inflação vem caindo rapidamente. Na sequência desse movimento, a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego. Além disso, as empresas ganham fôlego financeiro para alocarem seus recursos no aumento da competitividade, solidificando a base para um período longo de crescimento econômico.

Com a queda na inflação, os salários preservam seu poder de compra e as famílias podem voltar a realizar compras de bens duráveis em melhores condições de crédito. Isso permitirá a expansão de setores industriais duramente atingidos pela recessão dos últimos três anos, tais como a cadeia automobilística e de máquinas e equipamentos.

Concluo, portanto, que o Banco Central acertou em acelerar a queda do juro básico no país, contribuindo com a retomada da atividade econômica como um todo.

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  3. FIEMG recebe evento sobre eSocial e EFD-Reinf

    Leia

  4. Embaixadora da Áustria visita FIEMG em busca de parceria com indústria mineira

    Leia

  5. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Empresários confiam na aprovação da reforma da Previdência, diz presidente da CNI

    Leia