Notícias

Queda de juros estimula investimento na indústria

Olavo Machado Junior avalia que redução mais acelerada da taxa contribui para retomada da atividade econômica

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, elogiou a decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual. Ele considerou acertada a aceleração da queda do juro básico no país, o que contribui com a retomada da atividade econômica como um todo. Ele avalia que a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego.

Nota da FIEMG

A decisão do COPOM de reduzir a taxa Selic em 1,00 ponto percentual para 11,25% ao ano veio em boa hora e certamente contribuirá com o ainda tímido processo de recuperação da indústria.

É inegável que empresários e consumidores ficam mais confiantes ao perceberem que a inflação vem caindo rapidamente. Na sequência desse movimento, a redução mais forte dos juros estimula o investimento e induz a expansão do emprego. Além disso, as empresas ganham fôlego financeiro para alocarem seus recursos no aumento da competitividade, solidificando a base para um período longo de crescimento econômico.

Com a queda na inflação, os salários preservam seu poder de compra e as famílias podem voltar a realizar compras de bens duráveis em melhores condições de crédito. Isso permitirá a expansão de setores industriais duramente atingidos pela recessão dos últimos três anos, tais como a cadeia automobilística e de máquinas e equipamentos.

Concluo, portanto, que o Banco Central acertou em acelerar a queda do juro básico no país, contribuindo com a retomada da atividade econômica como um todo.

Últimas notícias

  1. Empresas brasileiras são as que mais investem nos EUA

    Leia

  2. Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria é lançado na FIEMG

    Leia

  3. FIEMG promove seminário bilateral Minas – África do Sul com foco na agroindústria

    Leia

  4. Diamondmall apresenta exposição do Ready To Go

    Leia

  5. Seminário promovido pela FIEMG e Embrapii tem foco na inovação

    Leia

  6. Sistema FIEMG como modelo de gestão

    Leia

  7. Compradores e jornalistas internacionais elogiam o Minas Trend

    Leia

  8. Sistema FIEMG participa do maior evento do setor de defesa da América Latina

    Leia