Notícias

Ações em defesa da indústria

Conselho Regional do IEL debate projetos desenvolvidos em Minas Gerais pela entidade

Assuntos relacionados à defesa da indústria estiveram em pauta durante reunião do Conselho Regional do IEL, no dia 29/11, na FIEMG. O superintendente da entidade, Adair Evangelista Marques, abriu os trabalhos apresentando a complementação do plano de ação e orçamento do IEL para 2017. Segundo ele, entre as metas está a ampliação das ações do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). “Das 60 ações previstas nas Regionais da FIEMG serão realizadas 100”, disse, ressaltando a importância do programa.

Lançado pelo Sistema FIEMG em 2015, o PCIR é resultado de um amplo estudo que traça um plano de desenvolvimento dacompetitividade da indústria mineira, por meio de 21 setores dinamizadores da economia. São propostas para direcionar os rumos da indústria até 2033, ano do centenário da Federação, nas 12 regiões de planejamento, estabelecidas segundo critérios geográficos e econômicos.

As ações do PCIR são focadas em quatro temas: mão de obra RH; modernização, tecnologia e inovação; exigências regulatórias e sustentabilidade e mercado e produto.Desde a implantação do Programa já foram realizadas 258 ações, envolvendo 10.720 pessoas. Foram atendidos 26 setores, 48 sindicatos e 1.527 empresas, sendo a média da pesquisa de satisfação de 97%.

Entre os setores apoiados pelo PCIR está a cadeia sucroenergética, responsável pela produção agrícola industrial de açúcar, etanol e bioeletricidade, a energia elétrica do bagaço de cana. Minas Gerais conta com 34 usinas e, atualmente, é o quarto estado do Brasil na produção do etanol e o terceiro na de cana de açúcar. Sua produção está concentrada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, mas também está presente no Rio Doce e Centro-Oeste.

Por meio do PCIR, verificou-se, por exemplo, a falta de fornecedores locais para suprir diversas necessidades da parte industrial das usinas, em função da concentração deles no estado de São Paulo. A equipe técnica do programa buscou uma maior interação entre empresários do setor metalmecânico do Vale do Aço junto às usinas, com o objetivo de prospectar possíveis oportunidades de fornecimento dentro do estado de Minas Gerais.

Durante a reunião do Conselho do IEL foram apresentadas também ações em defesa da indústria desenvolvidas pelas gerências de Assuntos Legislativos, Meio Ambiente, Assuntos Tributários, Relações Trabalhistas, Câmaras, Conselhos e Representações, além do Escritório da FIEMG em Brasília.

Galeria

Últimas notícias

  1. Triângulo Mineiro realiza 1º Treinamento do LEAN CONSTRUCTION

    Leia

  2. Setor Têxtil de moda íntima de Taiobeiras realiza visita técnica a “capital mineira da lingerie”

    Leia

  3. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG inaugura dois institutos

    Leia

  4. ICEI mostra otimismo na indústria mineira pelo terceiro mês consecutivo

    Leia

  5. Indústria moveleira da Zona da Mata conclui ciclo de palestra

    Leia

  6. Setor Moveleiro de Ubá e região participa de ciclo de treinamentos e capacitações

    Leia

  7. IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

    Leia

  8. P7 Criativo é escolhido como finalista do Prêmio de Cidadania Metropolitana

    Leia