Notícias

Alunos do programa Engenheiro Empreendedor desenvolvem projetos em parceria com o Sinduscarne

Tema dos projetos desenvolvidos no primeiro semestre do programa foi “Alimentos e Bebidas”

A primeira edição do programa Engenheiro Empreendedor em 2017 teve como tema central alimentos e bebidas. A ação finalizada no dia 13/06 apresentou dois projetos voltados para o setor da carne. Com o apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes e Derivados e do Frio de Minas Gerais (Sinduscarne), os estudantes desenvolveram durante dois meses soluções inovadoras e tecnológicas para auxiliar as empresas do setor.

O programa possui 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participaram de capacitações, mentorias técnicas com especialistas do SENAI e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG.

O primeiro projeto foi o Smart Tag, etiqueta termo sensível, que acusa quando peças de carnes embaladas à vácuo ultrapassarem a temperatura de segurança de armazenagem, que é de 16ºC, garantindo ao consumidor final de que não houve má manipulação do produto até as gôndolas do varejo.

O segundo projeto é o Uclean, portal de sanitização e barreira sanitária para funcionários, garantindo a padronização e sanitização de 100% dos funcionários que adentram aos ambientes de produção.

O presidente do Sinduscarne, Leônidas Maciel, ressaltou que a indústria cárnea está em constante desenvolvimento e há uma grande necessidade de profissionais da área de engenharia para a criação de novos processos de inovação para o setor.

“É muito importante esse intercâmbio entre os novos engenheiros e o nosso segmento. Os engenheiros são peças fundamentais no processo de automação de nossas indústrias e isto é um passo relevante para o constante aumento da qualidade de nossos produtos oferecidos ao mercado,” pontuou.

Últimas notícias

  1. PCIR encerra ações 2017 na Regional Vale Paranaíba com mais de 200 indústrias atendidas

    Leia

  2. PCIR realiza lançamento do Perfil Industrial do Polo Calçadista de Nova Serrana e Região

    Leia

  3. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia

  4. Triângulo Mineiro realiza 1º Treinamento do LEAN CONSTRUCTION

    Leia

  5. Setor Têxtil de moda íntima de Taiobeiras realiza visita técnica a “capital mineira da lingerie”

    Leia

  6. Ações em defesa da indústria

    Leia

  7. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG inaugura dois institutos

    Leia

  8. ICEI mostra otimismo na indústria mineira pelo terceiro mês consecutivo

    Leia