Notícias

Empreendedorismo para uma nova indústria

Programa Engenheiro Empreendedor capacita novos engenheiros para empreender em diversas áreas

A primeira turma do 1º semestre de 2017 do projeto Engenheiro Empreendedor, ação liderada pelo IEL e SENAI, em parceria com o Sebrae Minas, foi encerrada em evento realizado na sede do Sebrae, no dia 13/06, em Belo Horizonte. A iniciativa é realizada com o objetivo de desenvolver as habilidades empreendedoras dos estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia e graduações afins. Esta edição do programa teve início em abril de 2017 e formou, em duas turmas, 59 novos engenheiros empreendedores para o mercado. 

No total, o programa teve 99 horas de capacitação distribuídas em oito semanas onde os alunos participaram de capacitações, mentorias técnicas com especialistas do SENAI e de negócios com empreendedores voluntários, palestras de temas como sensemaking e capital empreendedor, além de trabalhos supervisionados utilizando a estrutura e a equipe do Laboratório Aberto do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG.

Durante a solenidade, foram escolhidos os três melhores projetos desenvolvidos durante os dois meses de programa.

O grupo Wheatpak foi o vencedor com o projeto de transformar embalagens em um subproduto do setor de panificação através da concepção de uma embalagem térmica e comestível para pets e 100% degradável.

O 2º posto foi conquistado pelo grupo Monitora, criador de um sistema integrado de autogestão, que fará controles e alertas inteligentes de problemas detectados, através de sensores e pulseiras com telas com indicadores e vibrações de alerta para ações críticas para o setor de laticínios.

Já na 3ª posição está o projeto Seisodry, equipamento industrial de sanitização e limpeza à seco, eliminando a necessidade de paradas intermitentes nos ambientes de produção de laticínios e dificultando a proliferação de fungos e bactérias.

O superintendente de educação do Sistema FIEMG, Cláudio Marcassa, enfatizou a consolidação do programa que em seis edições, teve 1933 Inscritos, 316 vagas ofertadas e sete turmas realizadas em duas regiões do estado, Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Aço.

“Esse é um programa que deu certo e vem fazendo a diferença, pois a FIEMG acredita que a formação e educação é o que transforma as pessoas, nossa sociedade e nossa indústria,” pontuou Marcassa.

O aluno do programa, Vitor Perim, pontuou que a ação liderada pelo Sistema FIEMG dá a oportunidade aos novos profissionais de obterem conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo e colocar tudo o que foi aprendido em prática. “Em pouco mais de dois meses saímos do zero e, hoje, apresentamos vários projetos incríveis com planejamento financeiro, protótipos etc. Isso só demonstra que com o conhecimento posto em prática, o aprendizado é exponencialmente maior,” disse.


Inscrições abertas


O Programa Engenheiro Empreendedor está com inscrições prorrogadas até o dia 08/07. O curso é gratuito e há vagas disponíveis em Itajubá e Santa Rita do Sapucaí. Estudantes a partir do 5º período e recém-graduados nos cursos de engenharia e áreas afins podem se inscrever pela internet no site da iniciativa.

A carga horária total é de 99 horas em oito semanas. O candidato tem a opção de escolher entre os turnos manhã ou tarde para estudar.

Serviço: Inscrições para o Programa Engenheiro Empreendedor

Período: até 08/07

Local: site do programa

Investimento: gratuito

Informações

Itajubá
(35) 3623-1788 ou através do e-mail: engenheiroempreendedoritajuba@fiemg.com.br 


Santa Rita do Sapucaí
(35) 3471-5671 ou através do e-mail: engenheiroempreendedorsantarita@fiemg.com.br 

Veja também:

Engenheiros com atitudes empreendedoras

Alunos do programa Engenheiro Empreendedor desenvolvem projetos em parceria com o Sinduscarne

Galeria

Últimas notícias

  1. PCIR auxilia empresa SATIS de Araxá em evento sobre Gestão de Qualidade

    Leia

  2. PCIR auxilia empresa em evento sobre Gestão de Qualidade

    Leia

  3. Corporate Startup Summit 2018 apresenta inovação corporativa com startups

    Leia

  4. Energias renováveis em pauta

    Leia

  5. Empresas participam de mentoring sobre internacionalização da Indústria 4.0

    Leia

  6. BNB e FIEMG discutem projetos para desenvolver a indústria do Norte de Minas

    Leia

  7. PCIR e Sebrae orientam ceramistas de Igaratinga

    Leia

  8. SME entrega prêmios aos mais inovadores trabalhos de engenharia

    Leia