Notícias

Engenheiros com atitudes empreendedoras

Conselho Regional do IEL reúne-se na FIEMG e debate projetos em parceria com empresas e universidades

Em sua sexta edição, o Programa Engenheiro Empreendedor, realizado pelo Sistema FIEMG (IEL e SENAI), em parceria com o Sebrae MG, com apoio de empresas e universidades, vem registrando uma série de cases de sucesso. Alguns foram apresentados no dia 14/06, na FIEMG, em reunião do Conselho Regional do IEL. Entre os projetos esteve o Wecare (bracelete que monitora a temperatura da febre de bebês e envia essa informação para smartphones).

O aparelho foi criado por cinco estudantes de engenharia, participantes do Engenheiro Empreendedor. O programa tem por objetivo desenvolver habilidades empreendedoras, fomentando a competitividade da indústria mineira. A iniciativa conta com 36 empresas parceiras, além de 12 universidades. Em seis edições, teve 1.933 inscritos em 11 turmas, oferecendo 316 vagas.

Projetos inovadores selecionados pelo FIEMG Lab também foram apresentados durante a reunião, entre eles, o desenvolvido pela startup Psicologia Viva, uma plataforma que conecta o trabalhador ao psicólogo, por meio de um site de consulta. Lançado em junho de 2016, o FIEMG Lab é resultado de parceria entre o Sistema FIEMG, CNI, Grupo BMG, Sebrae, Fapemig e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A ação envolve empresas de base tecnológica, startups e spinoffs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio.

A gerente de Projetos para a Indústria da FIEMG, Simone Porto, destacou durante a reunião ações desenvolvidas dentro do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). Lançado em dezembro de 2015, o programa é resultado de um amplo estudo, que traça um plano de desenvolvimento da competitividade da indústria mineira. Segundo ela, já foram concluídas 94 ações. A iniciativa registra 4 mil participações em 352 empresas de 21 setores dinamizadores da economia.

SJJ_0873.JPG

Últimas notícias

  1. PCIR encerra ações 2017 na Regional Vale Paranaíba com mais de 200 indústrias atendidas

    Leia

  2. PCIR realiza lançamento do Perfil Industrial do Polo Calçadista de Nova Serrana e Região

    Leia

  3. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia

  4. Triângulo Mineiro realiza 1º Treinamento do LEAN CONSTRUCTION

    Leia

  5. Setor Têxtil de moda íntima de Taiobeiras realiza visita técnica a “capital mineira da lingerie”

    Leia

  6. Ações em defesa da indústria

    Leia

  7. Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG inaugura dois institutos

    Leia

  8. ICEI mostra otimismo na indústria mineira pelo terceiro mês consecutivo

    Leia