Notícias

FIEMG promove degustação dirigida de queijos e cervejas artesanais no Minas Láctea 2017

Oficina gratuita destaca a versatilidade da cerveja ao harmonizar a bebida com diversos tipos de queijos produzidos no estado

No dia 20/07, o Sistema FIEMG, por meio do Programa de Competitividade Industrial Regional - PCIR, em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais - Silemg e o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais - SindBebidas, realizam, dentro da programação do Minas Láctea 2017, uma degustação dirigida de Queijos e Cervejas Artesanais. A degustação acontecerá durante a 43º Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), no Expominas, em Juiz de Fora.  

Será apresentado durante a degustação dirigida de Queijos e Cervejas Artesanais o panorama da produção de queijos e de cervejas do Estado, estilos, histórico, fundamentos de avaliação sensorial e informações sobre cada queijo e cada um dos rótulos definidos para harmonização.  

A ideia é ressaltar a versatilidade da cerveja e que suas múltiplas variedades combinam com diversos tipos de queijos produzidos no estado, resultando em agradáveis experiências gastronômicas. Serão degustados cinco queijos mineiros de excelência, harmonizados com cinco cervejas mineiras artesanais, que refletem a perfeição do que se produz atualmente em Minas Gerais.  

O evento de degustação dirigida será conduzido por dois especialistas do segmento, que irão apresentar a história e características de cada produto. São eles: Fabiana Arreguy, que é jornalista, beer sommelier formada pela Doemens Academy, e sócia fundadora da Academia Sommelier de Cerveja de Belo Horizonte; e Eduardo Tristão Girão, jornalista gastronômico, ex-integrante do júri da lista anual The World's 50 Best (50 Melhores Restaurantes do Mundo) da revista inglesa Restaurant entre 2010 e 2012, e que desde 2016 promove degustações harmonizadas de queijos artesanais mineiros. 

O evento é totalmente gratuito e os interessados em participar devem se inscrever a partir do dia 17/07, próxima segunda-feira, através da plataforma Sympla, no link.   

A inciativa é mais uma ação do PCIR na região Zona da Mata, que segue apoiando realizações de compromissos entre agentes públicos e privados envolvidos com o desenvolvimento industrial e aumentando a competitividade dessas empresas inseridas nas cadeias produtivas mais dinamizadoras de cada região do estado. 

A 43ª Expolac acontece de terça (18) à quinta-feira (20), e nesta edição, além da já tradicional harmonização de queijos e vinhos que integra a programação, o evento vai mostrar que cervejas artesanais e cachaça de qualidade também combinam com produtos lácteos. 

Minas Láctea 2017 

Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Minas Láctea é considerado um dos principais encontros do setor lácteo na América Latina. O evento engloba o 31º Congresso Nacional de Laticínios, a 43ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), o 43º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, 43ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e a 38ª Semana do Laticinista.

 

Últimas notícias

  1. FIEMG realiza workshop tributário em Santo Antônio do Monte

    Leia

  2. FIEMG promove degustação dirigida de queijos e cervejas artesanais no Minas Láctea 2017

    Leia

  3. Seminário em Nanuque e Teófilo Otoni mostra como a energia fotovoltaica pode reduzir custos nas empresas

    Leia

  4. PCIR realiza curso de Gestão de Compras e Estoque voltado para setor cervejeiro

    Leia

  5. “Dia do Rio”: Indústria tem tratamento específico

    Leia

  6. PCIR realiza ações no Norte de Minas

    Leia

  7. FIEMG realiza reunião de alinhamento e validação de ações para AMIP

    Leia

  8. FIEMG realiza cerimônia de conclusão de cursos de capacitações

    Leia