Notícias

IEL participará de Conferência Mundial de Interação Universidade - Indústria

Iniciativa desenvolvida no âmbito do PCIR é selecionada pelo evento e será oportunidade internacional de divulgar a atuação do Programa e promover novas parcerias

A busca pela inovação é uma variável importante para o sistema econômico na evolução de um país. Nessa caminhada, é de extrema importância a colaboração entre a universidade e a indústria. Enquanto as funções universitárias são, sobretudo, o ensino e criação de novos conhecimentos, as empresas estão focadas em capturar o conhecimento valioso que pode ser aproveitado para criar vantagens competitivas.

Nesse sentido, o Sistema FIEMG, por meio do IEL com a Gerência de Projetos para Indústria (GPI), no âmbito do Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), tem trabalhado o tema "Inovação, Tecnologia e Modernização" em mais de 20 setores dinamizadores em todas as regiões do estado. É um tema sempre desafiador, visto que, a despeito das diversas iniciativas desenvolvidas pelas mais variadas frentes, a transferência de tecnologias da universidade para a indústria ainda enfrenta diversos entraves.

Na busca por estimular uma interação efetiva entre academia e o setor produtivo, o PCIR vem trabalhando com a estruturação de um modelo replicável que permita uma interação prática e trazendo resultados para a indústria. A inovação deve se expressar em dinheiro novo na empresa, em aumento do faturamento ou redução de custos, por exemplo. E esse modelo vem sendo desenvolvido pelo Analista de Projetos da GPI, Alan Senra Cheib, por meio do projeto de Mestrado em Inovação Tecnológica da UFMG.

O artigo escrito por ele, intitulado "From Gram to Ton - a proposal for an institutional setting for technology transfer in the State of Minas Gerais - Brazil", sintetiza o projeto de mestrado e propõe uma ação coordenada entre entidades (FIEMG, IEL, SENAI, CIT e UFMG) buscando preencher a lacuna existente entre a Academia (Pesquisa de Laboratório/em gramas) e a Indústria (Escala produtiva/em toneladas), daí o nome: "Da Grama a Tonelada - Uma proposta de arranjo institucional para viabiliza a transferência tecnológica no Estado de Minas Gerais, Brasil". O projeto foi aceito pela University Industry Interaction Conference, na categoria: "Next Practice Concept" e irá compor a mesa de discussões com o título "Driving Research Commercialisation And Academic Entrepreneurship" no dia 21/06/2018 em Londres. 

O artigo aprovado faz uma discussão sobre o paradigma tecnológico brasileiro, sobre os depósitos de patentes da UFMG, sobre a realidade industrial mineira e sobre gargalos existentes no processo de transferência de tecnologias. Nesse contexto, menciona o esforço em prol da inovação feito pelo Sistema FIEMG que contempla grandes investimentos em infraestrutura realizados nos 14 institutos de tecnologia e inovação da rede SENAI nos últimos anos em Minas Gerais.

Além do projeto do IEL, 6 projetos foram selecionados nessa categoria, sendo 2 de universidades australianas, 2 de universidade americanas, 1 de uma universidade da Alemanha e 1 de um instituto de Israel.

"Esse tipo de iniciativa deve ser estimulada. A nossa equipe é incentivada a se aprimorar, estudar e ampliar os horizontes de atuação na área contribuindo cada vez mais com ações inovadoras e impactantes em benefício das indústrias mineiras", ressalta Simone Porto Cavalcanti, gerente de Projetos para Indústria do IEL.

 

Sobre a Conferência

 A University Industry Interaction Conference, é considerada a maior conferência mundial sobre o tema Interação Universidade-Indústria. Estão previstas a participação de mais de 500 pessoas de 60 países durante os 3 dias de conferência. No evento as principais referências desse campo de estudo terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, fomentar a interação e estabelecer novas relações e parcerias. Grandes nomes da Economia Industrial contemporânea como Mariana Mazzucato, Fred Bakker, Tim Minshall e Malcolm Skingle estarão presentes.

A Conferência é uma iniciativa da Rede UIIN (University Industry Innovation Network) considerada uma das mais importantes redes de pesquisa e co-desenvolvimento no tema, e formada por diversos profissionais da indústria, pesquisadores e professores universitários. Entre as 250 instituições e universidades que dão apoio ao evento e que compõem a rede UIIN, estão universidades como Harvard, Imperial College, Melbourne, Stanford, CSU, Purdue, Maastricht e Princeton; e empresas como Microsoft, Deloitte, Volkswagen, Siemens, KLM, Novo Nordisk e Rolls Royce.

Para mais informações sobre a Conferência, acesse:

Site da Conferência: https://www.university-industry.com/

Site da rede UIIN: https://www.uiin.org/

Últimas notícias

  1. Comunicado: Cancelamento evento FAPI Setorial 2018

    Leia

  2. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  3. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  4. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  5. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  6. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  7. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  8. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia