Notícias

IEL: Plano de ação para 2018

Estratégias para o próximo ano foram apresentadas durante reunião do Conselho da entidade

O superintendente do IEL, Adair Evangelista Marques, apresentou o plano de ação da entidade para 2018 durante reunião do Conselho Regional do IEL, no dia 19/12, na FIEMG. Segundo ele, no foco estratégico Educação, por exemplo, a expectativa é de que, durante o novo ano, sejam inseridos 2.400 estagiários no mercado de trabalho; capacitados 100 gestores; formados 240 alunos no programa Engenheiro Empreendedor e outros 900 no programa Futuros Engenheiros. Outras 450 pessoas serão capacitadas no quesito foco na carreira, além de 100 gestores no item desenvolvimento de carreira.

Para 2018, estão previstas também 93 ações em 11 Regionais da FIEMG em Minas Gerais no Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR). Lançado em 2015, o programa é resultado de um amplo estudo, que traça um plano de desenvolvimento da competitividade da indústria mineira, por meio de 21 setores dinamizadores da economia. As ações do PCIR são focadas em quatro temas: mão de obra RH; modernização, tecnologia e inovação; exigências regulatórias e sustentabilidade e, por fim, mercado e produto.

Já para o Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Empresas (Procompi) estão agendadas 31 ações em 8 Regionais da FIEMG. O programa visa aumentar a capacidade gerencial, inovadora e associativa e a sustentabilidade ambiental das micros e pequenas indústrias. Também tem como objetivos fortalecer os grupos setoriais e estimular a estruturação da governança dos projetos apoiados e dos Arranjos Produtivos Locais.

O quesito inovação também será fortalecido com a seleção de 100 startups na primeira fase do programa FIEMG Lab Novos Negócios, sendo escolhidas as 35 melhores para a segunda fase. Outros quatro projetos serão selecionados no programa em duas Regionais FIEMG. O FIEMG Lab, resultado da parceria do Sistema FIEMG com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Sebrae, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Confederação Nacional da Indústria (CNI), SENAI e Grupo BMG,  abriga empresas de base tecnológica, startups e spin-offs corporativas e propõe a transformação de tecnologia em negócio ao criar a conexão entre os universos da Indústria e das startups.

SJJ_2810.JPG

Últimas notícias

  1. PCIR conclui ação de projetos inovadores no setor de TI de BH e região

    Leia

  2. Conselho de Educação aprimora apostila do “Futuros Engenheiros”

    Leia

  3. PCIR realiza primeira entrega do Programa de Branding em Taiobeiras

    Leia

  4. Empreendedorismo na engenharia

    Leia

  5. Futuros Engenheiros para uma indústria do futuro

    Leia

  6. PCIR encerra ações 2017 na Regional Vale Paranaíba com mais de 200 indústrias atendidas

    Leia

  7. PCIR lança Perfil Industrial do Polo Calçadista de Nova Serrana e Região

    Leia

  8. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia