Notícias

IEL mostra resultados de projetos para a indústria mineira

Competitividade industrial, estágios e programas como Engenheiro Empreendedor foram apresentados

De 100 ações previstas para as 11 Regionais FIEMG e para a sede da Federação em 2017, no Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR), foram executadas 225. Lançado pela FIEMG em 2015, o PCIR é resultado de um amplo estudo, que traça um plano de desenvolvimento da competitividade da indústria mineira, por meio de 21 setores dinamizadores da economia. As ações são focadas em quatro temas: mão de obra RH, modernização, tecnologia e inovação; exigências regulatórias e sustentabilidade e, por fim, mercado e produto.

O Programa Futuros Engenheiros, que permite ao estudante de Engenharia, no período de cinco meses, desenvolver suas competências técnicas e habilidades comportamentais para atuar na indústria com mais conhecimento, teve 704 concluintes ano passado, superando a meta de 640. Bom resultado também apresentou em 2017 o Programa Engenheiro Empreendedor, ação liderada pelo IEL e SENAI, em parceria com o Sebrae Minas, que tem por objetivo desenvolver as habilidades empreendedoras dos estudantes e recém-formados dos cursos de Engenharia e graduações afins. A meta de 200 alunos concluintes teve êxito em 95%.

SJJ_9878.JPG

Os dados foram apresentados pelo superintendente do IEL, Adair Marques, durante reunião do Conselho Regional do IEL, na FIEMG, no dia 26/2, presidida por José Tadeu Feu Filgueiras, um dos conselheiros e presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (SINDIMETAL-JF). Na ocasião, Adair Marques pontuou também outras ações da entidade voltadas para a Educação, entre elas, o Estágio Empresarial.

Segundo o superintendente do IEL, a previsão de 2.400 estagiários inseridos na indústria ano passado foi cumprida em 2.210. Em relação ao programa de Inovação e Tecnologia, que oferece consultorias em gestão e inovação às indústrias, o desempenho foi maior que o traçado, sendo atendidas 27 indústrias, duas além da meta prevista. Os programas Propriedade Intelectual e o Inova Talentos também superaram as expectativas. O FIEMG Lab cumpriu a meta de 100%.

SJJ_9864-1-.JPG

Últimas notícias

  1. FIEMG apresenta projeto na Conferência Mundial de Interação Universidade – Indústria

    Leia

  2. Cooperação para competitividade da indústria

    Leia

  3. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  4. Polo de Confecção de Espinosa/MG recebe visita técnica para mapear necessidades

    Leia

  5. APL Vale do Aco apresenta oportunidades para desenvolvimento de engenharia

    Leia

  6. Escolas SESI E SENAI funcionarão em dias de jogos da Seleção Brasileira

    Leia

  7. SINDBEBIDAS vence etapa estadual no 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais

    Leia

  8. FIEMG divulga edital para contratação de empresa para prestação de serviços de consultoria do PEIEX

    Leia