Notícias

Seminário promovido pela FIEMG e Embrapii tem foco na inovação

Evento promoveu a aproximação entre empresas e setor público por meio de encontro de negócios

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) promoveram no dia 11/04, na sede da FIEMG, o seminário “Inovação e o Futuro da Indústria”, seguido de encontro de negócios. O evento colocou em discussão o modelo de apoio da Embrapii e de que maneira a instituição pode contribuir para intensificar a inovação no país.

A Embrapii foi criada em 2013 para estimular a inovação na indústria brasileira, atuando em parceria com institutos de pesquisa e universidades credenciadas. A organização dispõe de R$ 1,6 bilhão (recursos não-reembolsáveis) para serem aplicados, em seis anos, no desenvolvimento de projetos de inovação das empresas. “O grande diferencial do modelo é o compartilhamento de riscos com a empresa em uma fase do processo de inovação em que há grande índice de desistência por parte das indústrias, seja por falta de recursos ou por outros desafios”, salientou o diretor presidente da organização, Jorge Guimarães.

Atualmente, a Embrapii conta com 34 unidades credenciadas. A meta é chegar ao final do ano com 42, segundo Guimarães. O investimento aplicado no projeto de inovação é assegurado pela entidade, pela unidade credenciada e pela empresa, em partes iguais. “Incentivar a inovação nas indústrias é uma das prioridades da FIEMG”, afirmou o superintendente executivo de Relações Institucionais da entidade, Paulo Brant. Para a federação, projetos e parcerias para aproximar os setores científico/acadêmico e produtivo, transformando tecnologia em negócio, é estratégico para o desenvolvimento da indústria.

Fontes de financiamento para P&D e novas tecnologias para a indústria foram debatidas durante o seminário, com foco nos setores mecânico, automotivo, IoT (Internet of Things) e Smart Industry (Indústria Inteligente). Estiveram presentes o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Leonardo Dias, o diretor presidente da Embrapii, Jorge Guimarães; o superintendente executivo de Relações Institucionais do Sistema FIEMG, Paulo Brant; o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Crocco; o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela, empresários e profissionais da área.

SJJ_5773.JPG

Últimas notícias

  1. FAPI 2018 começará em Araxá

    Leia

  2. FIEMG comemora recordes do Fórum Mundial da Água

    Leia

  3. Programa Futuros Engenheiros está com inscrições abertas

    Leia

  4. Ação do PCIR com SINDINFOR abre caminho para recursos destinados à inovação

    Leia

  5. Congresso em Congonhas irá reunir empreendedores e instituições rumo ao desenvolvimento regional

    Leia

  6. Projeto do PCIR vai estimular criação de Padaria Comunitária

    Leia

  7. Pesquisadora fala sobre os ambientes aquáticos de Minas no estande da FIEMG

    Leia

  8. Viva as mulheres!

    Leia