Notícias

56 estudantes da Zona da Mata são qualificados no Programa Futuros Engenheiros

Turmas do 2º semestre de 2017 concluíram curso em Juiz de Fora

Os alunos do Programa Futuros Engenheiros do 2º semestre de 2017, 4ª turma a se formar através da iniciativa na Zona da Mata, participaram da solenidade de conclusão do curso no dia 20/12, na sede da FIEMG Regional Zona da Mata. Em sua 9ª edição, o Programa está formando 339 estudantes de 17 turmas das diversas áreas de Engenharia, em Juiz de Fora, Ipatinga e Belo Horizonte. Ao todo, desde o início de sua realização, o Programa Futuros Engenheiros já formou 1715 estudantes, em 89 turmas ofertadas. O projeto é desenvolvido gratuitamente pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), SENAI e SESI.

Concluíram o curso em Juiz de Fora 56 alunos, das turmas de Operação de Processos em Mecânica Industrial e de Operação de Processos de Instalações Elétricas. Participaram da solenidade a presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora (SIA-JF), Flávia Gonzaga Costa, representando na ocasião o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina; o secretário de Desenvolvimento de Juiz de Fora, João Matos, como representante do prefeito Bruno Siqueira; o gerente regional do SESI/SENAI Zona da Mata, Marcelo Leal; a analista de Projetos do IEL, Renata Lisboa; e o inspetor chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-JF), Flávio Viana; além de familiares, professores e representantes do Sistema FIEMG.

Além de ser um modelo de qualificação profissional, o Programa Futuros Engenheiros permite ao estudante aliar conhecimentos teóricos e práticos e simular a rotina de trabalho na indústria. O curso é voltado para universitários matriculados e frequentes do 5º ao 10º período (na data de início das aulas) do ensino superior das áreas de Engenharia. Além disso, o interessado deve residir e estudar na mesma região em que o curso é oferecido.

DSC_8810.JPG

Para a presidente do SIA-JF, Flávia Gonzaga, que realizou a abertura da cerimônia, para que nosso país cresça e seja mais competitivo, é importante investir em áreas estratégicas que demandam engenheiros, como infraestrutura, inovação, setores industriais e educação, entre outros. “As indústrias precisam de engenheiros que tenham conhecimento teórico e prático para que possam fazer a diferença no dia a dia da produção e este programa é um presente a custo zero que a indústria de Minas Gerais está oferecendo aos estudantes de Engenharia da Zona da Mata. Estamos entregando à sociedade os melhores engenheiros, treinados e capacitados pelo SENAI”, afirmou.

O gerente regional SESI/SENAI, Marcelo Leal, falou sobre a satisfação em trabalhar no Sistema FIEMG, uma entidade que realmente se preocupa com a educação, questão que pode realmente mudar este país. “Trata-se de um programa fantástico, que vai efetivamente fazer a diferença na vida profissional destes alunos”, disse. Já o inspetor chefe do CREA-JF, Flávio Viana, ressaltou a importância do contato da prática com a teoria, dizendo que o programa coloca os alunos de frente com o exercício da profissão.

Para o secretário João Matos, com este curso é possível ver que a FIEMG devolve à sociedade os recursos que arrecada dos empresários, através de qualificação e capacitação. “Todos vocês estarão empregados amanhã. São grandes, são fortes, por isso estão aqui”, concluiu. Em seguida, alunos representantes das três turmas formandas deram seu depoimento: Ana Beatriz Schelb, Matheus Paiva Donato e Eduarda da Silva Baptista. E, finalizando o evento, os estudantes receberam seus certificados de participação no Programa Futuros Engenheiros.

A capacitação continua no primeiro semestre de 2018 e as aulas da 10ª edição do Programa Futuros Engenheiros terão início no dia 22 de janeiro,no SENAI CFP “José Fagundes Neto”, em Juiz de Fora. Os estudantes participaram do processo seletivo e a fase de matrícula já aconteceu.

Últimas notícias

  1. PCIR e Sebrae orientam ceramistas de Igaratinga

    Leia

  2. FIEMG promove evento para estimular negócios internacionais

    Leia

  3. Minas Trend no museu da moda em BH

    Leia

  4. PGFN vai intensificar busca por responsáveis por dívidas com a União

    Leia

  5. Café Empresarial: o cérebro no centro das decisões

    Leia

  6. Pavilhão Brasileiro apresentou novidades na Feira NAB Show 2018

    Leia

  7. Espetáculo "JK Um reencontro com o Brasil" em turnê por MG

    Leia

  8. Inteligência Competitiva na Era Digital

    Leia