Notícias

A chance de vencer é um direito de todos

Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, o SESI CIRA reafirma sua missão

O SESI CIRA – Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência “Rogéria Amato”, imbuído de responsabilidade social e solidariedade, vem celebrar sua participação nesta causa maravilhosa no Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência.

Ajude a cumprirmos um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS): Redução das Desigualdades (10)Conheça mais e participe do 11º Seminário Internacional de Sustentabilidade.

O SESI CIRA foi fundado em 1994 para prestar serviços de reabilitação a pessoas com algum tipo de deficiência. Oferecia, a princípio, os serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, odontologia e psicologia.

Com o passar dos anos, considerando o novo cenário, inclusive legislativo, a unidade foi alinhando o seu trabalho à demanda industrial referente ao cumprimento de cotas no quadro de empregados. Assim, o CIRA passou a desenvolver vários serviços para a indústria focados na inclusão profissional de pessoas com deficiência. E, para as pessoas com deficiência propriamente, passou a oferecer, além do mercado de trabalho oportunidades de inclusão mais ampla e efetiva e que respeite as diferenças.

Foi verdadeiramente pioneiro no desenvolvimento de ações inclusivas para a indústria, sendo referência nacional na construção da Metodologia SESI de Gestão da Inclusão na Indústria. O CIRA encaminhou 2638 pessoas com deficiência e reabilitados para o mercado de trabalho. Atendeu mais de 500 empresas e possui um cadastro com mais de 3500 cidadadãos que se enquadram nessa situação em seu banco de currículos.

CIRA-Basquete-Aprovado.png

Outra importante vertente do CIRA é o atendimento a pessoas com deficiência no esporte. O esporte é considerado uma das práticas fundamentais para a inclusão social da pessoa com deficiência. Por meio da prática esportiva, a pessoa consegue desenvolver aspectos físicos, emocionais e sociais importantes para a sua participação plena na sociedade. A Equipe de Basquete em Cadeira de Rodas adulto participa em campeonatos regionais. No ano de 2013, a equipe foi campeã Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas e, em 2014, ficaram com a 3ª colocação. No ano de 2014, foi implantada a modalidade Basquete em Cadeira de Rodas – Iniciação Esportiva. O SESI CIRA participa sempre de competições em diversas escolas e eventos com as equipes de Natação e Basquete Iniciação Esportiva. Eles atenderam 493 pessoas com algumtipo de deficiência de 2012 a maio de 2017.

Galeria

Últimas notícias

  1. Setores da panificação e supermercadista confiantes na recuperação econômica do país

    Leia

  2. Dono da rede de escolas Chromos faz palestra em almoço da ADCE

    Leia

  3. Indústria apresenta oportunidades de negócios no Brasil a empresários dos Emirados Árabes

    Leia

  4. Fogos de artifício para Festa da Padroeira

    Leia

  5. ABIMAQ celebra oito décadas de atuação em benefício da indústria

    Leia

  6. Empresários do setor metalmecânico do Vale do Aço participam da Missão de Prospecção Comercial

    Leia

  7. FIEMG inicia terceira ação PROCOMPI do setor metalmecânico do Vale do Aço

    Leia

  8. Alunos do SENAI-MG competem na WorldSkills

    Leia