Notícias

A chance de vencer é um direito de todos

Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, o SESI CIRA reafirma sua missão

O SESI CIRA – Centro de Inclusão da Pessoa com Deficiência “Rogéria Amato”, imbuído de responsabilidade social e solidariedade, vem celebrar sua participação nesta causa maravilhosa no Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência.

Ajude a cumprirmos um dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS): Redução das Desigualdades (10)Conheça mais e participe do 11º Seminário Internacional de Sustentabilidade.

O SESI CIRA foi fundado em 1994 para prestar serviços de reabilitação a pessoas com algum tipo de deficiência. Oferecia, a princípio, os serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, odontologia e psicologia.

Com o passar dos anos, considerando o novo cenário, inclusive legislativo, a unidade foi alinhando o seu trabalho à demanda industrial referente ao cumprimento de cotas no quadro de empregados. Assim, o CIRA passou a desenvolver vários serviços para a indústria focados na inclusão profissional de pessoas com deficiência. E, para as pessoas com deficiência propriamente, passou a oferecer, além do mercado de trabalho oportunidades de inclusão mais ampla e efetiva e que respeite as diferenças.

Foi verdadeiramente pioneiro no desenvolvimento de ações inclusivas para a indústria, sendo referência nacional na construção da Metodologia SESI de Gestão da Inclusão na Indústria. O CIRA encaminhou 2638 pessoas com deficiência e reabilitados para o mercado de trabalho. Atendeu mais de 500 empresas e possui um cadastro com mais de 3500 cidadadãos que se enquadram nessa situação em seu banco de currículos.

CIRA-Basquete-Aprovado.png

Outra importante vertente do CIRA é o atendimento a pessoas com deficiência no esporte. O esporte é considerado uma das práticas fundamentais para a inclusão social da pessoa com deficiência. Por meio da prática esportiva, a pessoa consegue desenvolver aspectos físicos, emocionais e sociais importantes para a sua participação plena na sociedade. A Equipe de Basquete em Cadeira de Rodas adulto participa em campeonatos regionais. No ano de 2013, a equipe foi campeã Mineira de Basquete em Cadeira de Rodas e, em 2014, ficaram com a 3ª colocação. No ano de 2014, foi implantada a modalidade Basquete em Cadeira de Rodas – Iniciação Esportiva. O SESI CIRA participa sempre de competições em diversas escolas e eventos com as equipes de Natação e Basquete Iniciação Esportiva. Eles atenderam 493 pessoas com algumtipo de deficiência de 2012 a maio de 2017.

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia