Notícias

Bons negócios com a China

Workshop debate na FIEMG oportunidades de ampliar parcerias na região de Jiaxing

A FIEMG, em parceria com a Prefeitura de Contagem, promoveu no dia 18/07, em sua sede, em Belo Horizonte, o Workshop: Apresentação das Potencialidades da Região de Jiaxing – China. O evento, que teve como público- alvo os setores de Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos e Construção Civil, foi mediado pelo vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Mercados e Política Internacional da Federação, Aguinaldo Diniz Filho, que recepcionou a Delegação Chinesa e o prefeito de Contagem, Alex de Freitas.

“A presença dos representantes do município de Contagem neste encontro já nos mostra a proximidade e o grande potencial que possuímos de construir parcerias que tragam resultados efetivos para Minas Gerais e para Jiaxing. Queremos ampliá-las, gerando novas e melhores oportunidades para todos”, disse Aguinaldo Diniz.

Segundo ele, a China figura entre as principais fontes de investimento estrangeiro direto no Brasil, com destaque para os setores de energia e mineração, siderurgia e agronegócio. E os brasileiros possuem investimentos na China nos setores aeronáutico, de mineração, de alimentos, motores, autopeças, siderurgia, papel e celulose e serviços bancários. “Nos últimos 15 anos, o comércio exterior entre Brasil e China aumentou 25 vezes. Nossos negócios saltaram de US$ 2,3 bilhões para US$ 58,5 bilhões”, ressaltou.

O superintendente de Desenvolvimento Industrial da Federação, Marcos Mandacaru, enfatizou que o Sistema FIEMG apoia a empresa estrangeira no processo de investimento em Minas Gerais. Nesse sentido, ele apresentou à Delegação Chinesa os produtos e serviços disponibilizados, entre eles, o Expand, programa de negócios internacionais que oferece tudo o que indústrias e investidores precisam para fazer negócios dentro e fora do Brasil. 

O prefeito Alex de Freitas destacou projetos e vantagens de Contagem para atração de investimentos, lembrando que, em 2013, a cidade da RMBH firmou acordo de cooperação mútua com Jiaxing. As iniciativas foram aplaudidas pelo vice-presidente do Comitê Permanente do Congresso Popular de Jiaxing, Wu Liang Liang, que apresentou as oportunidades de investimentos e exportação para sua cidade. Jiaxing possui mais de 4,5 milhões de habitantes e atrai grandes investimentos devido à sua localização estratégica, entre Shanghai, Hangzhou e Suzhou.

“Esta é a minha primeira vez no Brasil e estou feliz em ter a oportunidade de conhecer mais sobre Minas Gerais, estado que tem uma ocupação importante economicamente no Brasil. Constatei também que Contagem é uma cidade qualificada para investimentos. Quando voltar a Jiaxing pretendo aprofundar os estudos de cooperação entre as duas cidades. Acredito em bons resultados futuros”, afirmou Wu Liang Liang.

Galeria

Últimas notícias

  1. Inscrições para o Rota Global estão abertas

    Leia

  2. Largada da última etapa do Circuito SESI de Corrida de Rua será em Contagem, RMBH

    Leia

  3. Última semana de inscrições para o FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado

    Leia

  4. Mediação na solução de conflitos

    Leia

  5. Celso Afonso toma posse da presidência do Sindibolsas

    Leia

  6. Falta de confiança do empresariado mineiro persiste em agosto

    Leia

  7. "A Tropa", estrelada por Otávio Augusto do alto de seus 50 anos de carreira

    Leia

  8. CNI lança publicação sobre Modernização Trabalhista

    Leia