Notícias

Consultor de design explica como funciona o ciclo da moda

Walter Rodrigues quer incentivar o empresário brasileiro a planejar e usar estratégia

O coordenador de design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Walter Rodrigues, falou sobre “Tendências do verão 2019” em sua palestra no Minas Trend, em 6/10. Ele explicou que aplica a metodologia onde coloca a ideia de 100% do mercado. “Resumidamente, são 10% de inovação, 30% de processamento da inovação e 60% de massificação da inovação”, disse. 

Rodrigues explicou de maneira prática. Se você saísse à rua hoje, veria muitos tênis coloridos. Quando a cor chegar aos tais 60% (o processamento da inovação), o preto e branco estariam sendo usados por 10%. É cíclico. “Enquanto a maioria das pessoas estiver usando a cor nos calçados, uma minoria, mais antenada, estará usando preto e branco. A loja tem que ter algo de inovador na vitrine, mais coisas que estão passando pelo processo de massificação no balcão e o massificado no estoque”, aconselhou. 

Há falta de planejamento e estratégia entre os empresários brasileiros, avalia Rodrigues. Com essa metodologia que utiliza há 11 anos, o consultor diz que tenta fazer com que as empresas elaborem projetos antes de se lançarem ao mercado. “A moda hoje não é mais para amadores. Não adianta apenas ter bom gosto para abrir uma lojinha. Não funciona mais assim. Temos que pensar o que vender, como e para quem”, disse Rodrigues, que aponta a sustentabilidade como a próxima tendência da indústria da moda.

Galeria

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia