Notícias

Cuide da sua audição: Passe essa ideia adiante

Analista de Saúde do Sistema FIEMG realiza trabalho de audiologia com alunos do SESI e do SENAI

A perda da audição é irreversível e, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, os aparelhos
auditivos não conseguem recuperá-la como era antes

Carla Souto Bahillo Neves - Analista de Saúde do Sistema FIEMG

Formada em fonoaudiologia, Carla Souto Bahillo Neves, analista de Saúde no Sistema FIEMGlecionou nessa área por 9 anos. Especialista em audiologia, ela decidiu somar seu conhecimento com a experiência em sala de aula e elaborar a sua tese de doutorado sobre “Educação e Saúde Auditiva”.

Durante um período como pesquisadora convidada pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, Carla conheceu o Dangerous Decibels, um programa que usa estratégias educativas divertidas para informar crianças sobre os efeitos dos sons intensos na audição. A fonoaudióloga completou a capacitação oferecida para se tornar uma das facilitadoras e, atualmente, é tutora do programa. 

Nomeado como “Cuide da sua audição: Passe essa ideia adiante!”, em 2017, o projeto atendeu cinco escolas SESI/SENAI, na RMBH, totalizando 922 alunos envolvidos. "No início, foi um choque para os alunos, principalmente em relação ao compartilhamento de fones. Antes eu via vários deles ouvindo música em duplas e agora não vejo mais. Os professores relatam que a concentração nas aulas melhorou bastante e eles já não precisam falar tão alto para serem ouvidos", relata Shirley Lucia Ribeiro da Silva, pedagoga da Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira.

A importância dessa iniciativa já foi reconhecida, inclusive, pelas escolas SESI do Paraná e do Rio Grande do Sul, que já demonstraram interesse em conhecer melhor o programa e colocá-lo em prática em suas unidades.

Mais do que um fator considerado pelo mercado de trabalho, a boa audição é importante para a qualidade de vida das pessoas, pois fornece uma enorme fonte de informações, algumas delas óbvias e outras quase imperceptíveis, que podem proporcionar ou modificar emoções. 

Por isso, Carla alerta para a importância dos cuidados com esse sentido, que está entre os cinco principais do ser humano: “A perda da audição é irreversível e, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, os aparelhos auditivos não conseguem recuperá-la como era antes”, diz.

Trabalho reconhecido
O trabalho realizado por Carla Souto Bahillo Neves foi reconhecido e ela irá participar, em fevereiro de 2018, da Conferência Anual de Conservação da Audiência Nacional de 2018 - "Orelhas felizes por muitos anos", em Orlando Florida, Estados Unidos. A fonodióloga irá apresentar o trabalho Saúde Auditiva na Escola. “O trabalho realizado nas Escolas SESI é referência, por ser mais extenso e com adolescentes e jovens”, conta a fonaudióloga, que é tutora da Dangerous Decibel Brasil.

Últimas notícias

  1. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia

  2. Como as inovações tecnológicas impactam o dia a dia das empresas

    Leia

  3. Sindicatos prestam homenagens ao presidente do Sistema FIEMG

    Leia

  4. Nova diretoria do SINDIVEST MG toma posse na FIEMG

    Leia

  5. Palcos para grandes espetáculos

    Leia

  6. Conselho de Assuntos Metropolitanos se reúne na FIEMG

    Leia

  7. As melhores práticas de liderança

    Leia

  8. SESI MAO como palco das celebrações do aniversário de BH

    Leia