Notícias

Desafios comuns unem sindicatos da indústria mineira

Propostas para ampliar associativismo e representatividade da indústria foram discutidas no 3º Intercâmbio Setorial 2017

Pelo menos um desafio comum permeou os encontros dos presidentes de sindicatos durante o 3º Intercâmbio Setorial 2017, na FIEMG – o de superar a queda na arrecadação com estratégias inovadoras para ampliar o associativismo. A perspectiva de redução do caixa das entidades a partir da aprovação da reforma trabalhista no Congresso colocou os dirigentes em sintonia na formulação de propostas que subsidiarão o trabalho da FIEMG e dos próprios sindicatos. “Os sindicatos precisam ser reconhecidos pela indústria”, salientou a assessora de Relações Sindicais da FIEMG, Maria Rita Santana.

Encerrado em agosto, o 3º Intercâmbio Setorial 2017 contou com a participação de setores importantes para a economia do estado, entre eles o de cerâmica, cimento, pedras, mármores, extrativa, cal e gesso e vidros; construção civil, construção pesada e limpeza; vestuário, calçados, bolsas e jóias; químico, farmacêutico e de adubos.

Cada encontro setorial (oito, no total) resultou na elaboração de um documento com diretrizes para melhoria da gestão sindical, com foco na representatividade e na defesa de interesses da indústria mineira. “Temos que aproveitar essa oportunidade de reunir os sindicatos na FIEMG para debater maneiras de incrementar o associativismo e enfrentar o problema da queda de arrecadação”, destacou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Vale do Piranga, Nelson José Gomes Barbosa.

Mediados pelo professor Marcos Fábio Ferreira, sócio-diretor da Formatar Consultoria Empresarial Ltda, os encontros de dirigentes abordaram também questões pontuais de cada segmento. Na indústria de explosivos, por exemplo, foi destacada a necessidade de modernização de parques industriais, de melhoria dos processos de gestão da produção e de promoção da inovação tecnológica.

Nos setores da moda, o foco foi a discussão de soluções para aumentar a competitividade das empresas. 

Participaram do 3º Intercâmbio Setorial 2017, ainda os setores de Alimentação e Panificação; Gráficas, Jornais, Papel e Informática; Mobiliário e Marcenaria; Plásticos, Explosivos, Borracha.

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia