Notícias

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Pessoas seguras e saudáveis no trabalho e com mais qualidade de vida. SST é uma das mais importantes razões do SESI

As práticas de Segurança e Saúde no Trabalho são compromissos diários exigidos pela legislação brasileira e ainda contribuem significativamente para o aumento do faturamento das empresas. Trabalhadores conscientes e resguardados por meio de equipamentos de proteção individual (EPI), conhecimentos operacionais, procedimentos de segurança e hábitos saudáveis são imprescindíveis para o bom funcionamento da indústria e o nível de excelência pretendido.

Dia 27/07 é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a fim de propagar a relevância da precaução para a indústria e todos nós. A observância dessas diretrizes traz múltiplas vantagens. Além de manter-se no limiar da legalidade e auferir resultados positivos na produção, cada vez que a indústria amplia sua atuação da saúde ocupacional para as práticas saudáveis, como esportes, boa alimentação e atividades de lazer, que nutrem também a saúde mental, reforça os dois primeiros ganhos e ainda alcança os conceitos mais contemporâneos da Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que prevê benefícios às pessoas e às comunidades.

A atuação do SESI junto à indústria mineira, a princípio, tem o objetivo de ajudá-la a cumprir as Normas Regulamentadoras (NR), que são um conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ao mesmo tempo, o SESI está investindo, ao lado da indústria, no compromisso de zelar pelas pessoas, no ambiente de trabalho e além dele.

Para atender a esses objetivos, o SESI oferece uma estrutura completa de soluções integradas para a construção de um ambiente corporativo sadio e com riscos controlados, em 13 unidades distribuídas por Minas Gerais e outras mais em estudo. São mais de 15 programas de SST oferecidos, entre fixos e customizáveis, assessorias e consultorias. Além das demais macroáreas de atuação, como a de Esportes e Atividades Físicas e a de Cultura, com as quais a área de SST interage para oferecer soluções como nas apresentações do Circo SESI, que se utiliza da linguagem circense e teatral na transmissão de mensagens sobre Segurança e Saúde no Trabalho, e o recém-inaugurado Circuito SESI de Corrida de Rua, com uma categoria especial para os trabalhadores da indústria.

Em 2016, o SESI atendeu três mil empresas e cerca de 280 mil trabalhadores.

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia