Notícias

FAPI 2018 começará em Araxá

Programa de fiscalização ambiental preventiva focará setores de gusa, laticínios, rochas ornamentais, extração de areia, cascalho, argila e brita

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançam no dia 17/4, em Araxá, o Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria - FAPI Setorial 2018. Focado em indústrias de segmentos potencialmente poluidores ou que utilizam recursos naturais e não possuem licenciamento ambiental, o FAPI atenderá, este ano, os setores de ferro gusa, laticínios, rochas ornamentais e extração de areia, cascalho, argila e brita.

O objetivo do FAPI é sensibilizar as empresas para a importância da regularização ambiental de seus empreendimentos. Trata-se, na prática, de uma grande campanha para instruir, orientar e conscientizar esses empreendedores para o cumprimento das obrigações ambientais. “O principal motivo de autuação em Minas Gerais hoje é operar sem licença ambiental ou acima da capacidade licenciada”, informa o gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Soares Costa.

O programa é desenvolvido em três etapas. A primeira é de orientação às empresas, com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG. Em seguida vem a fase de fiscalização, executada pela Semad e pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A última etapa consiste no monitoramento dos resultados. A meta, até o final do ano, é levar a iniciativa a 12 municípios, envolvendo todas as regionais da FIEMG.

O workshop em Araxá abordará os seguintes temas: A Importância da Fiscalização na Gestão Ambiental das Indústrias; Fiscalização Ambiental na Indústria; Como Regularizar sua Atividade. As inscrições podem ser feitas pelo site.  

Lançamento do FAPI Setorial 2018 - Araxá

Data: 17 de abril

Local: Teatro SESI Araxá - Rua Barão José Bittar, 405, Jardim Residencial Bela Vista

Horário: 9h às 12h

Últimas notícias

  1. Encontro promovido pelo Sindusfarq/MG e Anvisa reúne fabricantes e governo

    Leia

  2. Alunos do SENAI Modatec fazem exposição no Minas Trend

    Leia

  3. Exposição no Minas Trend revela a correlação da moda com outros setores da indústria

    Leia

  4. SINDIMEI inaugura o auditório de sua nova sede

    Leia

  5. A Visita da Velha Senhora

    Leia

  6. FIEMG leva missão comercial à Feira Expomin 2018 no Chile

    Leia

  7. Licença social como caminho para a sustentabilidade

    Leia

  8. Rota Global promove interação entre empresas brasileiras e executivos da Suíça

    Leia