Notícias

FIEMG e SINDIEXTRA promovem reunião com Setor de Agregados

No encontro, empresas do segmento conheceram atuação da entidade e do sindicato

O SINDIEXTRA e a FIEMG promoveram, no dia 12/05, reunião técnica de Agregados do Estado de Minas Gerais, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O objetivo do evento foi reaproximar o setor (produtores de brita, areia etc) do sindicato e da entidade. O presidente do SINDIEXTRA e vice-presidente da FIEMG, José Fernando Coura, saudou os representantes das empresas do segmento. “É muito importante esta iniciativa de juntar esse segmento à força da indústria. O associativismo não pode ser por imposição, mas pela vontade de se unir”, disse. 

Em seguida, os 40 representantes de indústrias presentes assistiram a uma série de sete palestras que abordaram questões relativas ao segmento. A diretora de Meio Ambiente do SINDIEXTRA, Thais Oliveira, foi a primeira. Ela explicou e detalhou as diversas frentes de atuação do sindicato. Seja na discussão de normas (para criá-las ou alterá-las); na participação em câmaras, conselhos, comitês; ou junto a entidades de classe. “Nós trabalhamos de acordo com a atividade minerária de cada região”, disse. 

O gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Costa, falou sobre a atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria na questão ambiental. Ele começou sua palestra revelando que a sua gerência sempre quis trabalhar com o setor de Agregados. Porém, não havia interlocutores. Ele contou que o trabalho de sua equipe é prospectar o futuro; o que está sendo debatido internacionalmente. Há também a atuação no âmbito legislativo, para que as leis levem em conta o interesse da indústria. E, depois, assessorar as empresas a se adequarem à nova lei. “A gestão ambiental tem sido relegada a segundo plano nas empresas. Por isso tomamos muitos sustos. Meio ambiente é uma questão de redução de custos”, avaliou. 

Os participantes também assistiram às palestras: ações empreendidas pela subsecretaria de fiscalização; ações empreendidas pela subsecretaria de regularização; papel legislativo no Estado de Minas Gerais; atuação do Ibram e a visão empresarial do setor e o papel da Anepac. O encontro foi encerrado por um debate para conhecer as demandas e necessidades do Setor de Agregados.

 

Últimas notícias

  1. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  2. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  3. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  4. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  5. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  6. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  7. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia

  8. Dia da Indústria 2018 presta homenagens e marca início de nova gestão na FIEMG

    Leia