Notícias

FIEMG e SINDIEXTRA promovem reunião com Setor de Agregados

No encontro, empresas do segmento conheceram atuação da entidade e do sindicato

O SINDIEXTRA e a FIEMG promoveram, no dia 12/05, reunião técnica de Agregados do Estado de Minas Gerais, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. O objetivo do evento foi reaproximar o setor (produtores de brita, areia etc) do sindicato e da entidade. O presidente do SINDIEXTRA e vice-presidente da FIEMG, José Fernando Coura, saudou os representantes das empresas do segmento. “É muito importante esta iniciativa de juntar esse segmento à força da indústria. O associativismo não pode ser por imposição, mas pela vontade de se unir”, disse. 

Em seguida, os 40 representantes de indústrias presentes assistiram a uma série de sete palestras que abordaram questões relativas ao segmento. A diretora de Meio Ambiente do SINDIEXTRA, Thais Oliveira, foi a primeira. Ela explicou e detalhou as diversas frentes de atuação do sindicato. Seja na discussão de normas (para criá-las ou alterá-las); na participação em câmaras, conselhos, comitês; ou junto a entidades de classe. “Nós trabalhamos de acordo com a atividade minerária de cada região”, disse. 

O gerente de Meio Ambiente da FIEMG, Wagner Costa, falou sobre a atuação da entidade na defesa dos interesses da indústria na questão ambiental. Ele começou sua palestra revelando que a sua gerência sempre quis trabalhar com o setor de Agregados. Porém, não havia interlocutores. Ele contou que o trabalho de sua equipe é prospectar o futuro; o que está sendo debatido internacionalmente. Há também a atuação no âmbito legislativo, para que as leis levem em conta o interesse da indústria. E, depois, assessorar as empresas a se adequarem à nova lei. “A gestão ambiental tem sido relegada a segundo plano nas empresas. Por isso tomamos muitos sustos. Meio ambiente é uma questão de redução de custos”, avaliou. 

Os participantes também assistiram às palestras: ações empreendidas pela subsecretaria de fiscalização; ações empreendidas pela subsecretaria de regularização; papel legislativo no Estado de Minas Gerais; atuação do Ibram e a visão empresarial do setor e o papel da Anepac. O encontro foi encerrado por um debate para conhecer as demandas e necessidades do Setor de Agregados.

 

Últimas notícias

  1. FIEMG recebe ministro conselheiro da Embaixada da Indonésia no Brasil

    Leia

  2. Promover a cultura é para todos

    Leia

  3. CEMA se reúne na FIEMG

    Leia

  4. G-7 Contagem analisa demandas com a administração municipal e o legislativo

    Leia

  5. Parque Aquático do SESI é inaugurado em Juiz de Fora

    Leia

  6. DIMEP participa do Projeto Compre Bem’

    Leia

  7. Palestras na FIEMG esclarecem exportação para o setor metal mecânico

    Leia

  8. Gerando conexões pelo desenvolvimento

    Leia