Notícias

FIEMG se posiciona sobre o Copom

Olavo Machado Junior, presidente do Sistema FIEMG, vê com bons olhos redução da taxa Selic

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, vê com entusiasmo a redução de 1 ponto percentual da taxa Selic, atingindo juros básicos de 8,25% ao ano, anunciada nesta quarta-feira, 6/09, pelo Copom. “Sem dúvida foi uma decisão acertada, que aumenta a confiança do empresário e que estimula o investimento nos próximos meses,” ratificou.

Nota da FIEMG 

A indústria mineira entende que a queda do juro básico da economia vem contribuindo para a redução do custo do crédito bancário no Brasil e, consequentemente, para a retomada da atividade econômica. Exemplo disso é a expansão da indústria geral brasileira, que, após mais de dois anos de quedas sucessivas, acumula crescimento de 0,8% nesse ano. 

Também é importante destacar o crescimento de 0,2% no PIB nacional no segundo trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior, com crescimento de 0,4% da indústria extrativa e de 0,1% da transformação. São avanços ainda tímidos, mas que, juntamente com a redução na taxa de desemprego observada nos últimos meses, sugerem o fim da recessão. 

É necessário valorizar o esforço de diversas autoridades na condução de reformas microeconômicas que melhoram o ambiente de negócios no país. O melhor exemplo ainda é o aperfeiçoamento da legislação trabalhista, mas esperamos que, em breve, possamos comemorar a simplificação da legislação tributária e o equacionamento da questão fiscal estrutural a partir de redução dos gastos, sobretudo os previdenciários.

Últimas notícias

  1. Aulas suspensas nas escolas SESI e SENAI de Minas

    Leia

  2. Comunicado: Cancelamento evento FAPI Setorial 2018

    Leia

  3. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  4. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  5. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  6. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  7. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  8. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia