Notícias

FIEMG se posiciona sobre o Copom

Olavo Machado Junior, presidente do Sistema FIEMG, vê com bons olhos redução da taxa Selic

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, vê com entusiasmo a redução de 1 ponto percentual da taxa Selic, atingindo juros básicos de 8,25% ao ano, anunciada nesta quarta-feira, 6/09, pelo Copom. “Sem dúvida foi uma decisão acertada, que aumenta a confiança do empresário e que estimula o investimento nos próximos meses,” ratificou.

Nota da FIEMG 

A indústria mineira entende que a queda do juro básico da economia vem contribuindo para a redução do custo do crédito bancário no Brasil e, consequentemente, para a retomada da atividade econômica. Exemplo disso é a expansão da indústria geral brasileira, que, após mais de dois anos de quedas sucessivas, acumula crescimento de 0,8% nesse ano. 

Também é importante destacar o crescimento de 0,2% no PIB nacional no segundo trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior, com crescimento de 0,4% da indústria extrativa e de 0,1% da transformação. São avanços ainda tímidos, mas que, juntamente com a redução na taxa de desemprego observada nos últimos meses, sugerem o fim da recessão. 

É necessário valorizar o esforço de diversas autoridades na condução de reformas microeconômicas que melhoram o ambiente de negócios no país. O melhor exemplo ainda é o aperfeiçoamento da legislação trabalhista, mas esperamos que, em breve, possamos comemorar a simplificação da legislação tributária e o equacionamento da questão fiscal estrutural a partir de redução dos gastos, sobretudo os previdenciários.

Últimas notícias

  1. FIEMG lança Plano Regional de Atração de Investimentos em Divinópolis

    Leia

  2. Associativismo na mobilização social pela transparência

    Leia

  3. Fortalecendo o voluntariado empresarial

    Leia

  4. Setor Moveleiro de Ubá e região participa de ciclo de treinamentos e capacitações

    Leia

  5. Flávio Renegado e Orquestra de Câmara SESIMINAS abrem as celebrações da Semana da Consciência Negra

    Leia

  6. Afastamentos e benefícios previdenciários geram dúvidas quanto à obrigação de empresas

    Leia

  7. FIEMG apresenta caso de sucesso na busca pela eficiência

    Leia

  8. IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

    Leia