Notícias

Falta de confiança do empresariado mineiro persiste em agosto

ICEI divulgado pela FIEMG mostra que a confiança dos empresários reage, mas segue em patamar pessimista e abaixo da média nacional

O ICEI de Minas Gerais, divulgado no dia 18/08 pela FIEMG, marcou 48,5 pontos em agosto, ficando abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, pelo terceiro mês consecutivo. Apesar de sinalizar empresários pessimistas, o indicador registrou aumento de 1,1 ponto em relação à pesquisa anterior (47,4 pontos).

O resultado ruim foi puxado pelo índice das pequenas empresas, com 44,6 pontos, enquanto os indicadores das indústrias de médio e grande portes posicionaram-se próximos à linha dos 50 pontos, com 49,1 e 50,2 pontos, respectivamente.

O índice de expectativas para os próximos seis meses revela leve otimismo, com 51,1 pontos. Os empresários estão confiantes quanto às condições da própria empresa e pessimistas em relação à economia do país e do estado. “O índice de confiança das empresas de grande porte sinalizou cautela dos empresários e as expectativas para os próximos seis meses são positivas, especialmente para as médias e grandes indústrias”, diz a economista da FIEMG Annelise Fonseca.

A avaliação dos empresários em relação às condições atuais de negócios continua apontando pessimismo, com 43,6 pontos. Por outro lado, o índice de expectativas para os próximos seis meses voltou ao patamar otimista (51,1 pontos), após situar-se próximo aos 50 pontos na leitura anterior (49,8 pontos).O indicador das médias indústrias (52,1 pontos) foi o mais alto entre os portes pesquisados.

O ICEI nacional atingiu 52,6 pontos, um incremento de 2,0 pontos em relação à última leitura (50,6 pontos). Apesar de situar-se em patamar pessimista, com 43,6 pontos, houve melhora no indicador de condições atuais de negócios em relação à leitura anterior (42,6 pontos). As percepções dos empresários quanto à economia do Brasil, de Minas Gerais e da empresa melhoraram em relação à última pesquisa.

Confira a íntegra do ICEI de agosto. 

Últimas notícias

  1. Exposibram: competitividade e tecnologia como desafios da mineração nos próximos 20 anos

    Leia

  2. FIEMG e FIEB: Sinergia em inovação e tecnologia

    Leia

  3. Café empresarial: inovar para abrir novos mercados e ser mais competitivo

    Leia

  4. 11ª Primavera dos Museus no SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  5. Minascon | Construir Mais com Menos supera expectativa da organização e atrai grande público em Uberlândia

    Leia

  6. FIEMG lança Plano “Perspectivas de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro”

    Leia

  7. Minas Trend divulga desfiles da temporada Outono-Inverno/2018

    Leia

  8. FIEMG Lab conectado com o Reino Unido

    Leia