Notícias

Gestão Sustentável é destaque durante o Minas Trend

Semana da Moda Mineira possui ações de sustentabilidade para um evento ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável

Além de dar espaço paras as últimas tendências fashion, o Minas Trend é um evento pautado em princípios de sustentabilidade e conta com uma gestão ambientalmente adequada. Entre 04 e 07 de abril, a semana da moda mineira recebe mais de 15 mil pessoas no Expominas, o que gera impactos positivos e negativos.  Nesta 20ª edição, o Sistema FIEMG, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente (ISTMA) e a Gerência de Meio Ambiente (GMA), lidera ações para minimizar impactos relacionados às mudanças climáticas.

A Gestão de Sustentabilidade do Minas Trend ocorre desde a sua 18ª Edição e tem ações que minimizam danos ambientais, atuando tanto na medição das emissões de gases de efeito estufa e na sua compensação através do plantio de mudas; na gestão de resíduos sólidos com foco em redução, reuso e reciclagem, aliado à uma abordagem de caráter socialmente responsável, com a doação de materiais para artesãos, cooperativas e associações como Eco Bolsa Brasil, Mesa Minas e ASMARE.

A estimativa é de que 110 toneladas de gases de efeito estufa serão emitidas na atmosfera durante os dias do evento. Para compensar, são necessárias 550 mudas de árvores. No total, o Minas Trend vai distribuir 150 mudas entre os convidados e outras 470 de espécies nativas que serão enviadas para a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (CONPARQ).

Desde a 18ª edição, a compensação das emissões de gases de efeito estufa vem sendo realizada por meio das doações de mudas para as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem. Ambas assumiram a responsabilidade de plantá-las e monitorá-las.

Segundo a pesquisadora do ISTMA, Marina Andrada, as ações de mitigação propostas auxiliam o meio ambiente, mas também outras questões do funcionamento urbano das duas cidades.

“As medidas, além de compensarem as emissões, são também uma forma de contribuir para a recomposição e manutenção da vegetação dos parques e áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte,” pontuou.

Já o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, reforçou a importância da gestão ambientalmente correta proposta por um grande evento como o Minas Trend. “É fundamental que a sustentabilidade seja uma das bandeiras de nossa Indústria, não há momento melhor. Uma vez que o espaço dado pelo Minas Trend, não apenas à moda, mas a outras questões como o Meio Ambiente, representa como desejamos desenvolver o setor industrial,” analisou.

Últimas notícias

  1. Press Trip, com visita ao SESI Museu de Artes e Ofícios

    Leia

  2. CNI e FIEMG orientam coordenadores sindicais sobre alterações do Simples Nacional

    Leia

  3. Orquestra de Câmara SESIMINAS no Teatro da Assembleia

    Leia

  4. Iniciativa para incentivar setor energético em pauta no Conselho do IEL

    Leia

  5. Conselho Regional SENAI discute tecnologia e educação

    Leia

  6. Érika Machado apresenta o show de música e cores SuperUltraMegaFluu

    Leia

  7. SINDVEL assina acordo de cooperação com Taiwan

    Leia

  8. Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria é lançado na FIEMG

    Leia