Notícias

Indústria continua com baixo ritmo de atividade em maio, aponta Index

Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira pela FIEMG

Os indicadores industriais de Minas Gerais continuam sinalizando baixo ritmo da atividade em maio, é o que aponta a pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG, divulgada no dia 5/07.

Segundo a pesquisa, o faturamento apresentou elevação, motivada pelo aumento nas vendas para os mercados interno e externo e influenciada, principalmente, pelos setores de veículos, alimentos e metalurgia. Houve também crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado, mas no acumulado do ano não ocorreu melhora significativa no indicador.

O faturamento real registrou avanço de 5,7% na passagem de abril para maio, retirados os efeitos sazonais, interrompendo a sequência de dois meses consecutivos de queda na variável. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador avançou 3,0%, essa foi a primeira elevação para essa base de comparação desde outubro de 2014 (2,5%). De janeiro até maio de 2017, houve retração de 2,7% na variável e, no acumulado dos últimos 12 meses, o decréscimo foi de 7,5%.

As horas trabalhadas na produção, a utilização da capacidade instalada e o rendimento médio real apresentaram relativa estabilidade após ajuste sazonal. Por outro lado, as variáveis ligadas ao mercado de trabalho – emprego, massa salarial – decresceram no mês.

No Brasil, todas as variáveis do mercado trabalho cresceram na margem (maio-17/abril-17), o que não foi observado em Minas Gerais. O estado tem uma estrutura industrial concentrada em poucos setores – indústria extrativa (25%), metalurgia (13%), alimentos (13%) e veículos (8,5%). Conjuntamente, eles representam aproximadamente 60% do Valor da Transformação Industrial de Minas Gerais.

O presidente do Conselho de Política Econômica da FIEMG, Lincoln Fernandes, pontuou que não há ainda consistência de crescimento na indústria mineira. “Apesar do crescimento, estamos comparando com meses fracos. Há tendência de estabilidade, mas com crescimento baixo.”

Confira a íntegra do Index de maio

Últimas notícias

  1. Comunicado: Cancelamento evento FAPI Setorial 2018

    Leia

  2. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  3. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  4. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  5. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  6. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  7. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  8. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia