Notícias

Indústria mineira comemora menor patamar da história da taxa Selic

Confira nota da FIEMG sobre a decisão do Copom

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, aplaudiu a decisão do Copom de reduzir a Taxa Selic em 0,5 pontos percentuais. Ele vê sinais claros de recuperação da economia, como a expansão de 0,6% do PIB no acumulado do ano até o terceiro trimestre. Mas alerta para a necessidade de superarmos obstáculos, como a necessária Reforma da Previdência, para não corrermos o risco de retroagir. Leia a íntegra da nota abaixo.

Nota da FIEMG 

Pela décima vez consecutiva o Copom reduziu a taxa Selic, que atingiu o menor patamar da história. A decisão precisa ser comemorada, principalmente por termos convivido, no Brasil, com um ambiente político-econômico conturbado como o dos últimos anos. 

Diversos indicadores têm mostrado que estamos nos recuperando da profunda crise com a qual convivemos desde 2014. No acumulado do ano até o terceiro trimestre, o PIB expandiu 0,6%. Provavelmente, fecharemos o ano com o melhor desempenho econômico desde 2013. No mesmo sentido, teremos, neste ano, crescimento da produção física e do comércio varejista. 

Estamos em dezembro, e creio ser importante, neste momento, refletir sobre o quão difícil foram os últimos 12 meses. É importante, igualmente, reconhecer o enorme empenho de toda a nossa sociedade para que possamos entrar em 2018 em condições mais favoráveis para a retomada do crescimento sustentado do que quando iniciamos 2017. 

Não podemos nos esquecer dos muitos obstáculos que ainda temos pela frente e dos riscos que ainda corremos de retroagir. Por isso, ressalto a importância da aprovação da reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional. A manutenção do sistema atual nos coloca na rota da insolvência fiscal, provocando uma crise ainda mais aguda. Precisamos continuar lutando para voltar ao rumo da prosperidade e, sem dúvida, a aprovação desta reforma é fundamental para o país.

Últimas notícias

  1. Comunicado: Cancelamento evento FAPI Setorial 2018

    Leia

  2. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  3. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  4. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  5. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  6. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  7. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  8. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia