Notícias

Indústria mineira confirma tendência de recuperação

Faturamento no acumulado do ano subiu pela primeira vez desde 2014

A recuperação da atividade nos setores extrativo mineral e automotivo está contribuindo para tirar a indústria mineira do vermelho. Em outubro, o faturamento geral do segmento industrial no estado subiu 0,9% no acumulado do ano – primeiro aumento desde 2014 –, confirmando a tendência de retomada que já vinha se verificando nos últimos meses. Os números são da pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG, divulgada no dia 4/12. “A indústria extrativa, estimulada pelo aumento dos preços no mercado externo, e a automotiva, também favorecida pelas exportações, especialmente para a Argentina, estão ajudando a puxar o faturamento para cima”, salientou a gerente de Estudos Econômicos da entidade, Daniela de Britto Pereira.

Na comparação com setembro deste ano também houve crescimento da variável em outubro, de 0,9%, acompanhado pelo emprego, que subiu 0,4%, e pela utilização da capacidade instalada, que passou de 70% para 79,5%. De acordo com Pereira, fatores como melhoria da renda e diminuição do endividamento das famílias, junto com um clima de maior confiança por parte dos consumidores estão tornando-se as pessoas mais dispostas a investir em bens duráveis.

Para o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da FIEMG, Lincoln Gonçalves Fernandes, os resultados da pesquisa mostram que a indústria começou a retomada de sua produtividade e já está voltando contratar. Os investimentos, porém, ainda não retornaram. “Ainda há muita ociosidade no chão de fábrica e por isso os investimentos ainda não decolaram”, explicou Fernandes.

Ele reiterou, entretanto, que a atividade industrial em Minas Gerais, com a crise, caiu a patamares de 2003, e que a retomada deverá ser lenta. A projeção da FIEMG para este ano é de um aumento de 0,2% no faturamento, 0,38% na massa salarial e 1,9% na produção física (com base nos dados do IBGE).

Confira a íntegra do Index de outubro.

Últimas notícias

  1. Comunicado: Cancelamento evento FAPI Setorial 2018

    Leia

  2. Presidente da CNI, Robson Andrade, recebe Colar do Mérito Industrial

    Leia

  3. No Dia da Indústria, Temer anuncia queda de impostos sobre combustíveis e cobra corte no ICMS

    Leia

  4. Governador critica política de preços da Petrobras

    Leia

  5. Flávio Roscoe toma posse e lança novos desafios para a indústria de Minas

    Leia

  6. Industrial do Ano, Otávio Viegas se destaca por inovações no diagnóstico por imagem

    Leia

  7. Medalha do Mérito Industrial: reconhecimento por benefícios gerados às comunidades e à economia

    Leia

  8. FIEMG participa da 58ª Exposição Estadual Agropecuária

    Leia