Notícias

Indústria mineira confirma tendência de recuperação

Faturamento no acumulado do ano subiu pela primeira vez desde 2014

A recuperação da atividade nos setores extrativo mineral e automotivo está contribuindo para tirar a indústria mineira do vermelho. Em outubro, o faturamento geral do segmento industrial no estado subiu 0,9% no acumulado do ano – primeiro aumento desde 2014 –, confirmando a tendência de retomada que já vinha se verificando nos últimos meses. Os números são da pesquisa Indicadores Industriais da FIEMG, divulgada no dia 4/12. “A indústria extrativa, estimulada pelo aumento dos preços no mercado externo, e a automotiva, também favorecida pelas exportações, especialmente para a Argentina, estão ajudando a puxar o faturamento para cima”, salientou a gerente de Estudos Econômicos da entidade, Daniela de Britto Pereira.

Na comparação com setembro deste ano também houve crescimento da variável em outubro, de 0,9%, acompanhado pelo emprego, que subiu 0,4%, e pela utilização da capacidade instalada, que passou de 70% para 79,5%. De acordo com Pereira, fatores como melhoria da renda e diminuição do endividamento das famílias, junto com um clima de maior confiança por parte dos consumidores estão tornando-se as pessoas mais dispostas a investir em bens duráveis.

Para o presidente do Conselho de Política Econômica e Industrial da FIEMG, Lincoln Gonçalves Fernandes, os resultados da pesquisa mostram que a indústria começou a retomada de sua produtividade e já está voltando contratar. Os investimentos, porém, ainda não retornaram. “Ainda há muita ociosidade no chão de fábrica e por isso os investimentos ainda não decolaram”, explicou Fernandes.

Ele reiterou, entretanto, que a atividade industrial em Minas Gerais, com a crise, caiu a patamares de 2003, e que a retomada deverá ser lenta. A projeção da FIEMG para este ano é de um aumento de 0,2% no faturamento, 0,38% na massa salarial e 1,9% na produção física (com base nos dados do IBGE).

Confira a íntegra do Index de outubro.

Últimas notícias

  1. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia

  2. Como as inovações tecnológicas impactam o dia a dia das empresas

    Leia

  3. Sindicatos prestam homenagens ao presidente do Sistema FIEMG

    Leia

  4. Nova diretoria do SINDIVEST MG toma posse na FIEMG

    Leia

  5. Palcos para grandes espetáculos

    Leia

  6. Conselho de Assuntos Metropolitanos se reúne na FIEMG

    Leia

  7. As melhores práticas de liderança

    Leia

  8. SESI MAO como palco das celebrações do aniversário de BH

    Leia