Notícias

Iniciativa para incentivar setor energético em pauta no Conselho do IEL

Reunião também debateu Procompi e programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, e o superintendente de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Adair Marques, conduziram a reunião do Conselho do IEL, realizado em 19/04, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Entre os temas em pauta estavam assuntos contábeis e financeiros do IEL; a assinatura do protocolo de intenções com vistas ao desenvolvimento do setor energético de MG, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e os Programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor.  

A gerente de Projetos para a Indústria da FIEMG, Simone Porto, falou sobre o Procompi e a iniciativa em relação ao setor energético, que envolve a entidade, o Governo do Estado e o Sebrae. Sobre o Procompi, Porto listou as regiões e os setores que serão contemplados, após análises detalhadas: Centro-Oeste (fogos de artifício), Vale do Aço (metalomecânico), Sul (eletroeletrônico e metalmecânico) e Triângulo (construção civil). Entre os objetivos, estão aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Quanto ao protocolo para estimular o setor energético mineiro, que reúne FIEMG, Governo de Minas e Sebrae, Porto explicou. “Queremos firmar colaboração mútua para desenvolver politicas públicas que tratem do tema energia em Minas. Neste momento, o foco será energia fotovoltaica”, explicou. 

A analista de Relações Empresariais da FIEMG, Emiliene Fonseca, encerrou a reunião com sua apresentação sobre os programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor. Ela explicou o funcionamento e o objetivo de ambas iniciativas. Como, por exemplo, é feito o levantamento de dados para se estruturar o programa em algum município: avaliar se a unidade do SENAI local tem capacidade para receber os programas, se há escolas de engenharia e indústrias na região que possam absorver a mão de obra formada. Emiliene Fonseca também adiantou o projeto de expansão dos programas para outras cidades em 2018 e 2019, dada a grande procura por inscrições dos estudantes de engenharia.

 

Últimas notícias

  1. Indústria Mineira de olho no mercado japonês

    Leia

  2. “Dia do Rio”: Indústria tem tratamento específico

    Leia

  3. Inovação sem tamanho

    Leia

  4. Presidente do Sistema FIEMG recebe medalha Instituto de Laticínios Cândido Tostes

    Leia

  5. Padarias aposta​m​ na culinária europeia para conquistar clientes e vender mais

    Leia

  6. SENAI Modatec promove workshop para público ligado ao setor

    Leia

  7. Edital do FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é lançado

    Leia

  8. Bons negócios com a China

    Leia