Notícias

Iniciativa para incentivar setor energético em pauta no Conselho do IEL

Reunião também debateu Procompi e programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, e o superintendente de Desenvolvimento Industrial da FIEMG, Adair Marques, conduziram a reunião do Conselho do IEL, realizado em 19/04, na sede da entidade, em Belo Horizonte. Entre os temas em pauta estavam assuntos contábeis e financeiros do IEL; a assinatura do protocolo de intenções com vistas ao desenvolvimento do setor energético de MG, o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e os Programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor.  

A gerente de Projetos para a Indústria da FIEMG, Simone Porto, falou sobre o Procompi e a iniciativa em relação ao setor energético, que envolve a entidade, o Governo do Estado e o Sebrae. Sobre o Procompi, Porto listou as regiões e os setores que serão contemplados, após análises detalhadas: Centro-Oeste (fogos de artifício), Vale do Aço (metalomecânico), Sul (eletroeletrônico e metalmecânico) e Triângulo (construção civil). Entre os objetivos, estão aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Quanto ao protocolo para estimular o setor energético mineiro, que reúne FIEMG, Governo de Minas e Sebrae, Porto explicou. “Queremos firmar colaboração mútua para desenvolver politicas públicas que tratem do tema energia em Minas. Neste momento, o foco será energia fotovoltaica”, explicou. 

A analista de Relações Empresariais da FIEMG, Emiliene Fonseca, encerrou a reunião com sua apresentação sobre os programas Futuros Engenheiros e Engenheiro Empreendedor. Ela explicou o funcionamento e o objetivo de ambas iniciativas. Como, por exemplo, é feito o levantamento de dados para se estruturar o programa em algum município: avaliar se a unidade do SENAI local tem capacidade para receber os programas, se há escolas de engenharia e indústrias na região que possam absorver a mão de obra formada. Emiliene Fonseca também adiantou o projeto de expansão dos programas para outras cidades em 2018 e 2019, dada a grande procura por inscrições dos estudantes de engenharia.

 

Últimas notícias

  1. PCIR e Sebrae orientam ceramistas de Igaratinga

    Leia

  2. FIEMG promove evento para estimular negócios internacionais

    Leia

  3. Minas Trend no museu da moda em BH

    Leia

  4. PGFN vai intensificar busca por responsáveis por dívidas com a União

    Leia

  5. Café Empresarial: o cérebro no centro das decisões

    Leia

  6. Pavilhão Brasileiro apresentou novidades na Feira NAB Show 2018

    Leia

  7. Espetáculo "JK Um reencontro com o Brasil" em turnê por MG

    Leia

  8. Inteligência Competitiva na Era Digital

    Leia