Notícias

Mais oportunidades de formação

Escola Móvel SESI/SENAI e simuladores para capacitação profissional são destaques durante Minascon

Durante o Minascon 2017, o Sistema FIEMG conta com uma estrutura especial oferecendo conhecimento e formação por meio da Escola Móvel SESI/SENAI, da Unidade Móvel de Simulação de Máquinas Pesadas e do Simulador de espaço confinado para trabalho em altura, ambos do SENAI.

As Escolas Móveis do SESI/SENAI são oficinas volantes nas quais são realizados cursos de formação continuada, destinadas a atender às necessidades imediatas e específicas de formação profissional das indústrias.

São compostas com equipamentos, materiais didáticos, ferramentas e acessórios capazes de dar o suporte necessário para a realização e o desenvolvimento dos cursos. Considerado uma das mais importantes ferramentas de inclusão social em Minas Gerais, o programa coloca à disposição da população cursos de formação básica para o trabalho em ofícios como os de costura, pedreiro de alvenaria, mecânica de motos, panificação, informática básica e eletricista predial, entre outros com alta demanda no mercado de trabalho.

Em Uberlândia, os cursos oferecidos são de montador de drywall, pedreiro de alvenaria e eletricista predial. Todos com 80 horas de carga horária.

O presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, ressaltou a atuação do programa. “Este é um projeto da indústria mineira que resgata a dignidade e a autoestima das pessoas. A Escola Móvel abre portas não apenas para o mundo do trabalho, mas para uma sociedade mais justa e inclusiva. Ela qualifica mão de obra para o setor industrial, gera renda e desenvolvimento da economia local”, disse.

A Escola Móvel SESI/SENAI completou em 25 de julho seis anos de atividades em Minas Gerais. O programa foi ampliado com a atuação de duas tendas em municípios que integram as Regionais FIEMG. Desde a implantação, em 2011, a Escola Móvel já percorreu 440.855 quilômetros, passando por 358 cidades e capacitando, gratuitamente, 53.569 alunos, com índice de empregabilidade de cerca de 80%.

Simuladores

A tecnologia também é destaque no evento com o simulador de espaço confinado para trabalho em altura e o simulador de Máquinas Pesadas, ambos do SENAI MG.

O simulador de espaço confinado surgiu da necessidade de atender as demandas da indústria no que se refere aos treinamentos de seus trabalhadores em serviços realizados neste tipo de ambiente. Já o simulador de máquinas pesadas conta com 45 m² de área útil e está equipada com 10 computadores com quatro softwares de última geração. Além disso, o espaço possui simuladores que possibilitam aos alunos situações reais no manuseio de máquinas de grande porte proporcionando capacitação para os trabalhadores da Construção Pesada com menos custos e menos riscos de acidentes.

A Unidade Móvel de Simulação de Máquinas Pesadas foi criada para atender à necessidade de qualificação de mão de obra no setor da construção pesada.

O SENAI oferece vários cursos profissionalizantes de operador de caminhão-fora-de-estrada, pá carregadeira, escavadeira, e retroescavadeira.

Galeria

Últimas notícias

  1. Etapa estadual do Circuito SESI de Tênis

    Leia

  2. Roberto Revelino toma posse da presidência da Regional Pontal do Triângulo

    Leia

  3. Time brasileiro que participou de mundial em Abu Dhabi é recebido pelo presidente Michel Temer

    Leia

  4. Sindicato das Indústrias de Alimentação de Juiz de Fora assina Protocolo de Intenções com ISTA&B

    Leia

  5. Integração e investimentos para inovação tecnológica

    Leia

  6. Teatro SESIMINAS recebe a grande final do Festival SESI Música 2017

    Leia

  7. Como implementar os ODS na estratégia empresarial

    Leia

  8. Seminário sobre construção sustentável reúne especialistas nacionais e internacionais na FIEMG

    Leia