Notícias

Minas quer apoiar a modernização da formação profissional na Costa do Marfim

Equipe do SENAI visitou o país africano para fazer diagnóstico

A Costa do Marfim, no oeste do continente africano, enfrenta déficit de mão-de-obra qualificada, o que aumenta o desemprego no país e mantém quase 90% dos trabalhadores em atividades informais. Para mudar essa situação, o país busca parceria em países com expertise em educação profissional.

O Brasil, representado por Minas Gerais, disputa com países como Alemanha, Suíça e Coreia do Sul, a chance de comandar um projeto no setor, com recursos do Banco Mundial, que deverá contribuir para formar jovens profissionais nas áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico da Costa do Marfim.

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MG) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estiveram no país, entre 20 e 28/02, para discutir um modelo de proposta com o governo, empresas e instituições. “O Brasil tem um modelo de sucesso inovador. Não se trata somente de formação profissional, mas também de inserção profissional, em uma parceria com o setor privado”, diz o coordenador do Núcleo de Infraestrutura Educacional do SENAI, Araken Namorato. 

Segundo ele, a Costa do Marfim precisa de apoio jurídico na elaboração de uma lei de recolhimento de contribuição compulsória da indústria com acompanhamento do governo - similar ao Senai,  de uma proposta de modelo educacional e de readequação de quatro unidades pilotos e dez unidades móveis.

As demandas estão principalmente nas áreas de marcenaria, construção civil, refrigeração, manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas, confecção, informática, soldagem, mecânica de manutenção e manutenção elétrica. “Fizemos uma intenção de proposta que agradou ao governo. Percebemos que o projeto foi muito bem aceito em função de ser um modelo testado e aprovado, dentro de circunstancias similares”, diz Namorato.

IMG-20180228-WA0092.jpg

Últimas notícias

  1. FIEMG apresenta projeto na Conferência Mundial de Interação Universidade – Indústria

    Leia

  2. Projeto Presença, de criança para criança

    Leia

  3. AGENDA: Conheça os eventos da semana no Sistema FIEMG

    Leia

  4. Industriais buscam mais tecnologia para otimizar ambiente de negócios no Brasil

    Leia

  5. Greve dos caminhoneiros e crise comprometem o ano dos avicultores

    Leia

  6. SINDUSCARNE e SENAI promovem visitas técnicas em indústrias do setor

    Leia

  7. Música para todos os ouvidos

    Leia

  8. Delegação de empresários conhece projetos de inovação na Alemanha

    Leia