Notícias

Novo RIISPOA é tema da primeira reunião de responsáveis técnicos do SINDUSCARNE

Regulamento de inspeção de produtos de origem animal prevê severas penas

A 1º reunião do grupo de trabalho de Responsáveis Técnicos do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio de Minas Gerais (SINDUSCARNE) discutiu, no dia 05/07, sobre o novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA)

Liderada pelo presidente do SINDUSCARNE, Leônidas Maciel, o encontro reuniu médicos veterinários e engenheiros de alimentos. O objetivo do grupo de trabalho é discutir a legislação e melhorias para o setor.

Com as mudanças no RIISPOA, as empresas podem ser ainda mais penalizadas. Por meio de Medida Provisória (29/03/2017), a multa máxima a ser aplicada, no caso de irregularidades, passa de R$ 15 mil para R$ 500 mil. Empresas que cometerem três irregularidades gravíssimas (são três categorias, leves, graves e gravíssimas) podem perder o SIF (Serviço de Inspeção Federal).

O regulamento inclui todos os tipos de carnes (bovina, suína e de aves), leite, pescado, ovos e mel. A revisão do RIISPOA contempla a implantação de novas tecnologias, padronização de procedimentos técnicos e administrativos, maior harmonização com a legislação internacional e interação com outros órgãos públicos de fiscalização.

A nova norma também estabelece a obrigatoriedade da renovação da rotulagem dos produtos de origem animal a cada 10 anos e determina sete tipos de carimbos do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Últimas notícias

  1. SENAI MG: inscrições para cursos técnicos prorrogadas até 29/01/2018

    Leia

  2. SINDIEXTRA e Feam promovem seminário para debater gestão de barragens

    Leia

  3. SESI participa da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

    Leia

  4. Boníssima promove corrida em BH

    Leia

  5. Em sua 21ª edição, Mostra de Cinema de Tiradentes exibe 102 filmes

    Leia

  6. Empresários iniciaram o ano confiantes, é o que mostra pesquisa da FIEMG

    Leia

  7. Postos de Saúde estarão abertos amanhã

    Leia

  8. FIEMG lança plano de investimentos na Regional Sul

    Leia