Notícias

Novo RIISPOA é tema da primeira reunião de responsáveis técnicos do SINDUSCARNE

Regulamento de inspeção de produtos de origem animal prevê severas penas

A 1º reunião do grupo de trabalho de Responsáveis Técnicos do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio de Minas Gerais (SINDUSCARNE) discutiu, no dia 05/07, sobre o novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA)

Liderada pelo presidente do SINDUSCARNE, Leônidas Maciel, o encontro reuniu médicos veterinários e engenheiros de alimentos. O objetivo do grupo de trabalho é discutir a legislação e melhorias para o setor.

Com as mudanças no RIISPOA, as empresas podem ser ainda mais penalizadas. Por meio de Medida Provisória (29/03/2017), a multa máxima a ser aplicada, no caso de irregularidades, passa de R$ 15 mil para R$ 500 mil. Empresas que cometerem três irregularidades gravíssimas (são três categorias, leves, graves e gravíssimas) podem perder o SIF (Serviço de Inspeção Federal).

O regulamento inclui todos os tipos de carnes (bovina, suína e de aves), leite, pescado, ovos e mel. A revisão do RIISPOA contempla a implantação de novas tecnologias, padronização de procedimentos técnicos e administrativos, maior harmonização com a legislação internacional e interação com outros órgãos públicos de fiscalização.

A nova norma também estabelece a obrigatoriedade da renovação da rotulagem dos produtos de origem animal a cada 10 anos e determina sete tipos de carimbos do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Últimas notícias

  1. Reunião conjunta dos Conselhos do SESI, SENAI e IEL: foco na produtividade e ações de SST

    Leia

  2. Orquestra de Câmara SESIMINAS recebe violinista Daniel Guedes

    Leia

  3. Aeroporto de Confins foi tema de almoço-palestra da ADCE

    Leia

  4. Quarta Revolução Industrial no setor da moda já começou

    Leia

  5. 22º Minas Trend: sindicatos sinalizam retomada gradual dos negócios

    Leia

  6. FIEMG promove missão para Feira Salone del Mobile Milano 2018

    Leia

  7. Confiança dos empresários mineiros cai em abril

    Leia

  8. Audiência pública no CIEMG discute coleta seletiva e tratamento de resíduos sólidos

    Leia