Notícias

Parceria beneficia mercado automotivo

Aethra, FCA e FIEMG desenvolvem Programa de Formação de Ferramenteiros

Fotos: Douglas Magno/Aethra

Resgatar a relevância das ferramentarias brasileiras e preparar profissionais com habilidades específicas para o mercado automotivo estão entre os objetivos do Programa de Formação de Ferramenteiros desenvolvido pela Aethra, Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

A parceria deu origem a um novo perfil profissional, que é válido para todo o País até 2021. Duas turmas já estão em andamento. Os resultados do primeiro ciclo de aprendizado foram apresentados no dia 30 de novembro, no auditório da Aethra, em Betim, com a presença de executivos da Fiat, FIEMG e SENAI, além da presidência e direção da Aethra. Os estudantes fizeram demonstração, em tempo real, de um dispositivo de dobra e repuxo que construíram para estampar o símbolo da logomarca da Aethra em aço inoxidável.

O presidente da Aethra, Pietro Sportelli, falou sobre o momento de inovação vivido pelo setor automotivo e a importância de ter profissionais capacitados para atender à demanda do mercado. Especificamente, Sportelli abordou o hot stamping – a empresa registrou patente este ano de um método de estampagem a quente com diferenciais ao existente no mercado - e o roll forming, que, segundo ele, ganhará força novamente. “Precisamos de um profissional completo, que entenda de programação, que saiba robótica”. O presidente revelou, ainda, que tem planos de um novo programa na área de células robóticas de solda.

 DM_20171130_068.JPG

A parceria

Por meio da parceria com a FCA, de janeiro a abril deste ano, profissionais da Aethra que atuam como instrutores do programa participaram de um treinamento na sede da montadora em Torino, na Itália, em busca de atualização de métodos e técnicas. O conteúdo tem sido multiplicado na empresa e levado para os alunos em salas de aulas, palestras técnicas e visitas.

O superintendente do SENAI-MG, Cláudio Marcassa, ressaltou o trabalho de formatação do novo perfil do profissional de ferramentaria. “Somos indústria, e ser chamado por uma empresa do porte da Aethra para assumir um desafio como este é de grande valor para nós. Para os estudantes, é uma oportunidade inestimável de aprendizado poder adentrar este universo e ver como funciona uma indústria em seu dia a dia”, avaliou.

O novo currículo para a profissão é mais amplo. Além da formação para Ferramenteiro de Fabricação e Manutenção, o profissional também tem a opção de se especializar em Ferramentaria de Desenvolvimento, para projetos na área de estampo. O programa contempla também uma vertente de gestão.

Para o primeiro semestre de 2018 duas turmas serão formadas, com os processos seletivos já em andamento na Aethra. Serão 40 alunos selecionados com inícios em janeiro e março. O segundo semestre de 2018 terá outra turma com 30 alunos.

Confira no vídeo abaixo como é realizado o programa: 

Últimas notícias

  1. Projetos do setor de TI são aprovados no edital de inovação para a indústria

    Leia

  2. Como as inovações tecnológicas impactam o dia a dia das empresas

    Leia

  3. Sindicatos prestam homenagens ao presidente do Sistema FIEMG

    Leia

  4. Nova diretoria do SINDIVEST MG toma posse na FIEMG

    Leia

  5. Palcos para grandes espetáculos

    Leia

  6. Conselho de Assuntos Metropolitanos se reúne na FIEMG

    Leia

  7. As melhores práticas de liderança

    Leia

  8. SESI MAO como palco das celebrações do aniversário de BH

    Leia