Notícias

Plataforma que vai facilitar a inovação será lançada em Minas Gerais

Iniciativa auxilia na identificação dos atores de inovação em suas respectivas áreas, facilitando a conexão entre empreendedores, pesquisadores, empresas, instituições e governo

O empenho em difundir o empreendedorismo e a inovação por Minas Gerais fez com que nove instituições se unissem. A Trilha Mineira de Inovação (TMI) é uma iniciativa estratégica para auxiliar e facilitar o caminho da inovação no estado.

O projeto é fruto de um esforço em conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), da Rede Mineira de Inovação (RMI), da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).

A TMI será hospedada no portal do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e tem por objetivo facilitar a interação e integração dos atores de inovação no Estado, identificando as fases de pesquisa, tecnologia e inovação. Este processo vai simplificar a busca por parceiros para desenvolvimento de projetos, guiando os processos inovadores pelos melhores caminhos.

Além disso, a Trilha vai orientar seus usuários a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros (editais, chamadas, consultorias, linhas de financiamento etc). Dessa forma, a TMI vai apoiar projetos nos diferentes estágios:

• Pesquisa Básica

• Pesquisa aplicada ou tecnologia

• Ideia de negócio ou protótipo

• Em produção

• Mercado

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destaca pontos relevantes da ação. "A TMI vem para somar ao nosso já dinâmico ecossistema. É mais uma iniciativa inovadora em Minas Gerais. Nosso papel - como governo e instituições voltadas para o desenvolvimento do estado - é acreditar no ecossistema mineiro e, assim, transformar em políticas públicas e em programas de fomento nossa aposta no empreendedorismo, na tecnologia e na inovação como motores do desenvolvimento do estado".

O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, elogia a ação e enaltece os esforços que vêm sendo feitos pela Federação e por seus parceiros para tornar Minas Gerais referência nos quesitos de inovação, tecnologia e empreendedorismo. "A Trilha é um impulso importante para o ecossistema de inovação em nosso estado. Ela se junta a iniciativas relevantes do Sistema Fiemg, como o Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, Laboratório Aberto, FIEMG Lab e o P7 Criativo. Nosso intuito é o de elevar a competitividade da indústria mineira, gerando negócios e oportunidades em Minas Gerais", comenta.

 

Lançamento da Trilha Mineira da Inovação (TMI)

O lançamento da plataforma será transmitido ao vivo pelo Portal SIMI (www.simi.org.br) no dia 30 de maio, terça-feira, às 10h.

Imagem_2_Redes-Sociais.jpg

Últimas notícias

  1. Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas estuda utilização de resíduos da indústria

    Leia

  2. Distrito Industrial de Araxá dá mais um passo importante no Projeto de Revitalização

    Leia

  3. SuperMinas 2017 traz as últimas novidades do varejo e oportunidades de negócios

    Leia

  4. SESI Música seleciona dez finalistas para cada categoria dentre os talentos da indústria

    Leia

  5. FIEMG repudia aumento de imposto

    Leia

  6. Prefeito de Uberaba visita a FIEMG

    Leia

  7. Tecnologia e Imaginação juntas no Dia das Crianças na Casa Fiat de Cultura

    Leia

  8. 11 de Outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

    Leia