Notícias

Presidente da Codemig recebe a medalha da Ordem da Estrela da Itália

Reconhecimento pela contribuição de Marco Antônio Castelo Branco ao desenvolvimento da indústria e da economia mineira

O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), Marco Antônio Castello Branco, recebeu no dia 24/05, na sede da FIEMG, das mãos do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, a medalha da “Ordem da Estrela da Itália”, como reconhecimento pelo trabalho em prol do desenvolvimento das relações econômicas e comerciais entre a Itália e Minas Gerais. 

O executivo deu um forte impulso aos investimentos italianos na região, acompanhando pessoalmente o percurso de grupos como Fassa Bortolo, Stevanato, FCA-FIAT, Oto Melara, ENEL e Ternium. “O desempenho de Marco Antônio à frente da Codemig, desde 2015, trouxe um olhar inovador para o Estado e investimentos estratégicos de grande interesse para a Itália, especialmente na área da economia criativa e aeroespacial”, diz Stevanato.

“Receber a medalha é motivo de muito orgulho para mim e minha família. Reconheço a generosidade e a valorização do trabalho da Codemig para ampliar os laços culturais e econômicos que unem Minas Gerais e Itália. Receber essa homenagem, na FIEMG, no último dia da gestão de Olavo é uma honra”, diz Castelo Branco.

Ele também recebeu do presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, uma placa da entidade reconhecendo sua relevante contribuição ao desenvolvimento da indústria e da economia mineira.

 

Condecoração: A Ordem da Estrela da Itália foi criada em 2011, dando continuidade à Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, uma honra criada após a Segunda Guerra Mundial. O novo nome da "Ordem Stella d'Italia" responde às mudanças ocorridas depois de 1945, quando – com a Stella della Solidarietà, o Governo Italiano resolveu criar um reconhecimento para os italianos no exterior e para os estrangeiros que participaram de maneira significativa na reconstrução do país.

Uma vez que o elemento de solidariedade e reconstrução acabou, a nova Ordem torna-se um reconhecimento para aqueles que adquiriram méritos particulares na promoção da amizade e colaboração entre a Itália e outros países, e na promoção de ligações com Itália.

A honra é concedida pelo Presidente da República, sob proposta do Ministro dos Relações Exteriores, após consulta ao Conselho da Ordem. Presidido pelo Ministro das Relações Exteriores, o Conselho é composto por quatro outros membros, um dos quais é o Chefe do Cerimonial Diplomático da Republica. A concessão das condecorações acontece duas vez por ano: no dia 2 de Junho, Dia Nacional da Italia, e no dia 27 de dezembro, dia da Constituição Italiana.

Galeria

Últimas notícias

  1. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  2. AGENDA: Conheça os eventos da semana no Sistema FIEMG

    Leia

  3. Um bate-papo sobre música clássica

    Leia

  4. WorldSkills: Competidor de MG representará o Brasil no mundial

    Leia

  5. Rubens Menin é eleito Empreendedor Global de 2018 pela EY

    Leia

  6. Sindinova promove rodada de negócios

    Leia

  7. Lei anticorrupção é tema de encontro da ADCE

    Leia

  8. APL Vale do Aco apresenta oportunidades para desenvolvimento de engenharia

    Leia