Notícias

Impacto da greve dos caminhoneiros em Minas é maior que no resto do país

Para Flávio Roscoe Nogueira, paralisação poderá provocar queda na competitividade das indústrias

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, afirmou que a greve dos caminhoneiros afetou a indústria em Minas com a queda de produção em diversos segmentos, e consequentemente com a perda de faturamento e na arrecadação de impostos.

Para ele, as empresas foram afetadas com a greve e isso pode gerar impacto na geração de empregos futuros e no crescimento da economia brasileira.

Em entrevista coletiva no dia 4/6, Roscoe disse que a queda na previsão de crescimento em Minas Gerais é ainda maior do que no Brasil, em função de vários setores terem sido afetados. “A gente está estimando, aqui em Minas Gerais, perda de quase um ponto percentual de crescimento e no Brasil 0,5 ponto percentual”, afirmou. 

O líder industrial criticou a reoneração do setor produtivo adotada pelo governo federal como forma de garantir os recursos para atenuar os prejuízos. Segundo ele, quase todas vão recair sobre a indústria e sobre a sociedade. O fim do Reintegra, programa criado pelo governo federal para incentivar a exportação de produtos manufaturados, vai, de acordo com Roscoe, diminuir a dinâmica das exportações brasileiras, reduzir a competitividade das empresas no exterior e a capacidade do Brasil de gerar renda. "A reoneração da folha de pagamento, outra medida adotada pelo governo, também vai impactar diversos segmentos que têm concorrência com produtos importados e vai acarretar perda de competitividade dos produtos brasileiros", assegurou.

Flávio Roscoe anunciou que a entidade vai propor uma ampla reforma no modelo do Estado brasileiro, com redução do tamanho e mais eficiência, com medidas como o fim da estabilidade do emprego no serviço público. “Vamos apresentar a todos os candidatos um conjunto de propostas que torne a economia brasileira mais eficiente e moderna”, afirmou.

Conheça a íntegra do documento Index de abril e os impactos estimados da greve caminhoneiros sobre a Indústria.

Galeria

Últimas notícias

  1. Tabelamento de frete pode levar à formação de cartel, aponta Cade

    Leia

  2. AGENDA: Conheça os eventos da semana no Sistema FIEMG

    Leia

  3. Um bate-papo sobre música clássica

    Leia

  4. WorldSkills: Competidor de MG representará o Brasil no mundial

    Leia

  5. Rubens Menin é eleito Empreendedor Global de 2018 pela EY

    Leia

  6. Sindinova promove rodada de negócios

    Leia

  7. Lei anticorrupção é tema de encontro da ADCE

    Leia

  8. APL Vale do Aco apresenta oportunidades para desenvolvimento de engenharia

    Leia