Notícias

Professora vence a categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo 2018

Premiação é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária

A professora Carla Cristina de Oliveira, de Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi anunciada no dia 3/5 como a vencedora da categoria Cidadania do Prêmio Bom Exemplo 2018. Ela foi escolhida pelo voto dos internautas no site do prêmio. O anúncio foi feito em um evento na sede da TV Globo, em Belo Horizonte.

Carla aproveita o tempo livre para ensinar alfabetizar quem não teve oportunidade de ir para a escola. Ela é professora do ensino fundamental há 23 anos e sempre trabalhou com alfabetização. Há 18 anos, ela começou a trabalhar como voluntária na alfabetização de adultos. Tudo começou com um tio, que buscava melhores oportunidades de trabalho, mas esbarrava na questão da escolaridade - ele era analfabeto. Depois que conseguiu alfabetizar o tio, Carla começou a ter o trabalho divulgado entre vizinhos, amigos, etc.

SJJ_4750.JPG

Vários adultos, especialmente entre 55 e 70 anos começaram a procurá-la. As aulas são na casa dela mesmo. São cerca de 10 alunos, mas a turma de hoje, que está um pouco mais avançada, tem cerca de quatro. É um trabalho lento e gradual, mas os resultados são compensadores, segundo ela. O jornalista Arthur Almeida, morto no ano passado, foi homenageado na edição 2018 do Bom Exemplo.

Além da campeã, outros quatro projetos concorreram na categoria Cidadania. O estudante Guilherme Bhering divulga vagas de emprego na internet sem cobrar nada. Com o trabalho dele, centenas de desempregados conseguiram voltar ao mercado.

SJJ_4736.JPG

Toda quinta-feira, o cabelereiro Ivan Candido abre o salão em Belo Horizonte só para atender os idosos. Além de repaginar o visual, a iniciativa dele tem levantado a autoestima dos participantes. O Roberto Matos, também de Ibirité, criou o café com vizinhos para estimular um hábito que tem ficado no passado. Uma vez por mês, os moradores se reúnem para conversar e se conhecer melhor.

O Zerayde Silva, de Contagem, também Região Metropolitana da capital mineira, revitalizou uma praça com autorização da prefeitura e transformou o espaço em um ponto de encontro entre os moradores. O local já foi ponto de vários eventos.

SJJ_4704.JPG

O prêmio é um reconhecimento a iniciativas e pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de uma sociedade mais solidária e cidadã. Ao destacar as atitudes dessas pessoas, o prêmio visa, ainda, despertar na população a percepção do valor e da importância dessas atitudes para uma convivência mais harmoniosa e respeitosa entre todos.

A categoria cidadania destaca pessoas que desenvolvem ações para a melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. O Prêmio Bom Exemplo contempla também pessoas ou instituições que se destacaram nas áreas de ciência, cultura, economia e desenvolvimento de Minas, educação, esportes, inovação, meio ambiente. Um prêmio especial é concedido à personalidade do ano. Este ano o eleito é Rubens Menin, presidente da MRV Engenharia.

Esta foi a nona edição do prêmio, uma iniciativa da Globo Minas, Fundação Dom Cabral, Sistema FIEMG e Jornal O Tempo.

Fonte: TV Globo Minas

Últimas notícias

  1. Missão empresarial para o Paraguai busca oportunidades de negócios

    Leia

  2. Empresas do Vale da Eletrônica apresentam novidades na Exposec 2018

    Leia

  3. Bailarina do SESI representa Barbacena em festival em Joinville

    Leia

  4. Fernando Pimentel é homenageado pela indústria mineira do audiovisual

    Leia

  5. Rede Metrológica de Minas Gerais faz homenagem a presidente da FIEMG

    Leia

  6. Lifting – Uma comédia cirúrgica

    Leia

  7. Conselho de Desenvolvimento Econômico é criado em Contagem

    Leia

  8. Workshop Implementação dos ODS na Estratégia Empresarial

    Leia