Notícias

Programa FAPI encerra sua primeira fase

Iniciativa que promove o Licenciamento Ambiental de indústrias mineiras percorreu 15 cidades por todas as regiões do estado

O programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI), junção de forças entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sistema FIEMG e que tem como foco a regularização ambiental de empresas do estado, encerrou no início de maio sua primeira fase após percorrer 15 cidades mineiras. 

Lançado em novembro de 2016, a iniciativa tem como público-alvo empresas que exercem atividades potencialmente poluidoras ou que utilizam recursos naturais do estado de Minas Gerais. O projeto está sendo realizado em 12 regiões organizadas segundo a regionalização do Sistema FIEMG. O trabalho leva em conta a especificidade de cada localidade e dos setores industriais envolvidos. 

O FAPI tem três etapas definidas. A primeira, já realizada, é a orientação às empresas com workshops técnicos e empresariais organizados pela FIEMG, que aconteceram entre março e maio nas cidades de Montes Claros, Diamantina, Juiz de Fora, Pouso Alegre, Governador Valadares, Ipatinga, Sete Lagoas, Ituiutaba, Divinópolis, Belo Horizonte, Itabira, Unaí, Patos de Minas, Araxá e Uberlândia. 

No total, foram realizados 15 workshops com a orientação de 1224 representantes de empresas mineiras. Além disso, desde o início do programa já foram iniciados 254 processos de regularização ambiental

A segunda fase, que tem início em 05/06, é a fiscalização executada pela Semad, e ocorre após 90 dias de cada workshop de orientação e vai de até agosto, encerrando-se com o monitoramento dos resultados anteriores, entre setembro e dezembro de 2017. 

A orientação direcionada aos empresários será realizada pelo programa do Sistema FIEMG, Minas Sustentável, que desde 2011, apoia, incentiva e orienta empresários a adotarem processos mais sustentáveis e eficientes.

O Minas Sustentável já atendeu mais de 5.600 empresas em 299 municípios do estado. Por meio do programa, foram concedidas 407 licenças ambientais. Além disso, outras 1.281 empresas foram orientadas para a ecoeficiência e quase 3.000 trabalhadores e empresários capacitados.

Para mais informações, acesse: http://www.fiemg.com.br/fapi/

Últimas notícias

  1. PCIR realiza solenidade de encerramento dos trabalhos concluídos nesse semestre na Regional Vale do Rio Grande

    Leia

  2. PCIR realiza II Fórum de Gestão de Pessoas Vale do Rio Grande

    Leia

  3. Câmara da Indústria de Base Florestal avalia panorama econômico do setor

    Leia

  4. FIEMG reúne empresários para discutir alternativas ao Dia do Rio

    Leia

  5. Abstartups reúne empreendedores na FIEMG

    Leia

  6. Prototipagem no processo de design

    Leia

  7. Começa a etapa de Juiz de Fora dos Jogos SESI 2017

    Leia

  8. PMMG e CONDEFESA visitam Centro Tecnológico em Pirotecnia do SENAI

    Leia